Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

Fundação Pedro Calmon - Dicionário de Curitibanês

FUNDAÇÃO PEDRO CALMON

http://nlll.fpc.ba.gov.br/node/924

 

Anthony Leahy expõe sua produção literária na Bienal do Livro do Paraná
 
O estande da Bahia na Bienal do Livro de São Paulo era ponto de encontro de escritores baianos que visitavam o maior evento literário do país. Na Bienal do Paraná, acontecida entre os dias 5 a 10 de outubro, onde a Bahia esteve presente, isso não aconteceu com maior proporção, devido ao número de baianos na cidade  não ser em número maior. Mas, mesmo assim, não foi difícil encontrar um baiano fazendo sucesso na área das letras.
 
Anthony Leahy está em Curitiba há 10 anos e se especializou na história da capital paranaense. Durante esse período, sua editora já publicou 120 livros e cinco títulos de revistas diferentes. Autor de vários livros, entre suas obras se destaca o Dicionário de Curitibanês, que traz expressões, gírias, curiosidades, história, memória e o jeito de ser e ver do mundo dos curitibanos. O livro é semelhante ao Dicionário de Baianês, escrito pelo carioca radicado na Bahia, Nivaldo Lariú.
 
O curitibaiano, como se define Leahy estará na Bahia no dia 23 de novembro para o lançamento do livro A Cor da Pele, do Promotor de Justiça Almiro Sena. A noite de autógrafo ocorrerá na Câmara de Vereadores de Salvador, e fará parte das comemorações do novembro negro. O escritor também já está se preparando para lançar em Salvador, no dia do aniversário da cidade, em 29 de março, o livro Bahia Cantos e Encantos, obra que pretende explicar a história das ruas e logradouros públicos de cidade.
 
Baianos, curitibanos e o público tiveram até o dia 10 de outubro para visitar o estande da Bahia na Bienal do Livro do Paraná. Estiveram disponíveis 3500 livros dos mais variados gêneros literários, a preços especiais de feira. O escritor Anthony Leahy aproveitou o momento na  presença dos baianos para levar seus amigos  paranaenses a conhecerem um pouco da cultura da sua terra.
 
Anthony Leahy – Desde 2003 atua como editor de livros e revistas. Palestrante atuante sobre a formação da identidade Brasileira onde defende a cultura regional e a diversidade cultural nacional. Fundou o Instituto Memória, que atua como editora especializada em Pesquisa Histórica e Projetos Culturais focados no resgate e convalidação da cultura histórica regional, defendendo a alteridade como forma de consolidação da identidade nacional, e a democratização do saber histórico como estratégia para a formação de uma cidadania plena e consciente do papel de cada indivíduo como agente construtor da sociedade.
 
 


Adquira já a obra relacionada com a notícia:


VOLTAR