Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

MENSAGEM DE NATAL - PRESTAÇÃO DE CONTAS

*** FELIZ NATAL *** Concede-me, senhor, a graça de ser boa,
de ser o coração singelo que perdoa,
a solícita mão que espalha, sem medidas,
estrelas pela noite escura doutras vidas
e tira d''''alma alheia o espinho que magoa.
-----------------------
Helena Kolody - Eterna


 

 
 
        
Prezados amigos!
 
Cada dia mais acompanhamos, perplexos e passivos, a toda hora e em cada noticiário, o ódio e o seu filho primogênito, o terror! Vemos o orgulho aconselhando-se com a inveja, e esta se associando à perfídia! E as três, juntas, tecendo as rédeas da intriga e gerando mais ódio. Vimos o interesse deformando a verdade, torcendo as consciências e a covardia amordaçando as almas. Vimos o rancor gerando cólera; a cólera gerando violência; e a violência humilhando escarnecendo e matando.

 

A Humanidade, paradoxalmente, faz a guerra em nome da paz; mata e persegue em nome de Deuses de amor, vida, perdão e compaixão; cria a tecnologia da comunicação e esquece-se de comunicar-se (“É terrível verificar que nossa tecnologia é maior que nossa humanidade.” já dizia Einstein.). Diminuímos as distâncias e nunca estivemos tão afastados ... Parece que nos comunicamos demais e sentimos de menos!

 

Temos que tomar consciência de que os tempos vindouros serão esculpidos por nossa vontade e atitude!  Somos nós que daremos, desde o 1º segundo, a fisionomia do novo ano. Ele é o nosso “ALTER-EGO”, o nosso espelho, a nossa própria personalidade na expressão dos acontecimentos, bons ou maus, que suscitaremos no mundo. Nada podemos esperar dele, visto que é ele que espera e depende de nós... Por ação ou por omissão.

 

Lembremo-nos que, ofendendo ao nosso próximo, ofendemos a própria essência humana de que somos participantes. Portanto, todo crime contra um só homem é crime contra toda humanidade. E não existe crime maior e mais covarde do que a indiferença e omissão !  Que nenhum homem se diga digno e justo enquanto existirem pessoas morrendo de fome ...

 

E não precisamos de grandes desastres naturais para ser solidários e corretos em relação à vida e à sociedade. A miséria e desespero estão à nossa volta. Basta querer notar! Ou só merece atenção se for calamidade natural?!?!? E não é com esmola, mas com comprometimento e envolvimento que melhoramos, mesmo, a sociedade. Com atitude.

 

Todo pequeno gesto gera exemplos, positivos ou negativos, que educa e serve de modelo. Seja no trânsito, seja na educação de nossos filhos. Menos esmolas e mais comprometimento e atitude. Toda mudança verdadeira começa na nossa consciência... o resto é hipocrisia!

 

Espero que consigamos esculpir, em 2010, a silhueta de um novo tempo, um novo futuro, mais humanizado e digno, com menos discursos e mais atitudes, com menos esmolas e mais promoção humana. Menos hipocrisia e mais exemplos.
 
Afinal, o 2010 que queremos somos nós que faremos,
com nossas ações e/ou omissões!
 

Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!

 

 Prece Irlandesa

 

Feliz Natal e um Próspero 2010!
 
Anthony Leahy - Editor
e equipe do Instituto Memória Editora & Projetos Culturais

 


 

PRESTAÇÃO DE CONTAS:
 
Confesso que foi um excelente ano para o Instituto Memória. Grandes desafios e grandes conquistas! Lançamos entre 5 e 10 livros, todos os meses. Nossos eventos, sempre cheios e alegres. Foram noites felizes entre amigos. Agradecemos, principalmente, aos autores que confiaram na nossa proposta editorial. E aos leitores que são a razão de ser de todos os nossos esforços.
 
Lançamos duas edições da revista Raízes Regionais com distribuição gratuita entre academias de letras e institutos históricos de todo o país. Todas as duas edições, com tiragem de 5 mil exemplares cada, praticamente esgotadas. Em Março sai a terceira edição!
 

Tivemos 9 livros escolhidos para ter uma resenha publicada na Revista História da Biblioteca Nacional de circulação nacional. Segundo eles, "selecionamos nas principais e mais significativas editoras brasileiras, os livros que são de nosso interesse!". Pois é! Lutamos para isto, não é verdade? Tivemos 4 autores condecorados, em função do livro publicado, pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. Lutamos para promover, sempre, nossos autores.

 
Fomos considerados, novamente,
Editora Destaque pela Câmara Brasileira de Cultura. 
2008 e 2009!
 
Ou seja:
viva 2009 e que venha 2010!
 
Para 2010, além de continuar publicando livros, pretendemos inaugurar um Espaço Cultural em Curitiba que comportará uma livraria e uma sala de estudo onde disponibilizaremos, gratuitamente, mais de 1.000 títulos para consulta! E muitas outras surpresas...Clube do Escrevinhador... Blog por autor...


VOLTAR