Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

Anthony Leahy, editor do Instituto Memória, tem seu trabalho premiado na Câmara de Curitiba

Diretor do Instituto Memória tem trabalho cultural destacado, recebendo a Medalha de mérito Fernando Amaro

 

A Câmara de Curitiba entregou na última quarta-feira (5/12/2007), durante sessão solene, os prêmios Professor João Crisóstomo Arns e Medalha de Mérito Fernando Amaro. A iniciativa, de diversos vereadores, homenageou poetas, escritores, professores, jornalistas paranaenses, que, durante o ano passado, se destacaram na produção literária.

Para receber a Medalha Mérito Fernando Amaro, o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), indicou Anthony Leahy, autor do livro “Curitiba nas curvas do tempo”, que foi selecionado para compor o acervo da maior biblioteca do mundo contemporâneo - a "Library of Congress Office”.

O vereador, em sua justificativa, ressaltou que Leahy foi idealizador do projeto Piá Bom de História, “incentivando o conhecimento da história de Curitiba como base para formação de cidadania crítica e consciente das futuras gerações”. Propôs também o projeto Pedra da Gazeta e e uma livraria especializada de história e cultura paranaense,  “com um acervo de mil títulos exclusivos sobre o Paraná ou de autores paranaenses”, acrescentou o líder Mario Celso.

Leahy é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Academia de Cultura de Curitiba e da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. Atuou como Diretor da Juruá Editora onde idealizou e coordenou o programa nacional Semeando Livros, que, conforme o parlamentar, “valoriza a cultura regional brasileira”. Mario Celso ressaltou que o homenageado tem como meta “criar uma biblioteca paranista  para todos, que sirva de referência para pesquisadores e promova continuamente o conhecimento da história como ferramenta de panejamento para o futuro”.

----------------

ANTHONY LEAHY fundou o Instituto Memória em 2003, incubado pela PUCPR, focando em projetos culturais que resgatassem a cultura regional brasileira e a importância do ser-humano como agente construtor da sociedade. O Instituto Memória já lançou diversas revistas de abrangência nacional, entre elas a RESOL (Rede Solidária), AMAZONAS (CNBB) e SEMENTES LITERÁRIAS. Atualmente, Anthony dedíca-se exclusivamente ao Instituto Memória que incorporou as funções de editora de livros.


VOLTAR