Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

Instituto Memória lança o programa Raízes Regionais.

Em homenagem ao "Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor"

o Instituto Memória lança programa "Raízes Regionais" de incentivo à publicação de livros regionalistas.

"A instituição do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, pela Unesco, internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge – padroeiro daquela província espanhola – e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes – 23 de abril de 1616. Neste dia, de acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa com cada livro vendido e tornou-se tradição presentear livros e rosas. O lema é: Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes. A partir de 1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular iniciativas em prol do livro e da leitura nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia".

 

Sempre na luta pela valorização das identidades regionais brasileira como forma de fortalecer a diversidade cultural nacional, estamos apresentando o PROGRAMA RAÍZES REGIONAIS possibilitando que o Autor, a Cultura e a História Regional tenham Vez e Voz! Se podemos ser muitos por que sermos um só? Uniformizar é reduzir, é empobrecer. Uniformizar é promover a eugenia cultural e tirar a alma do povo brasileiro.

 

Assim para lançar um livro sobre cultura e/ou história regional, basta o autor submeter a sua obra à análise do nosso Conselho Editorial e, se aprovada, o autor paga uma taxa e tem a sua obra publicada, recebendo 20 exemplares do livro, além direitos autorais pertinentes. Os demais exemplares são distribuídos pelas livrarias nacionais. E os autores poderão adquirir mais exemplares de sua obra, diretamente na editora, a qualquer época com 40% de desconto sobre o valor de comercialização (valor de capa).

 

O livro deve ter até 200 páginas em formato A5 e a taxa, que é de R$ 2.000,00, cobre os custos básicos de edição, custando menos para o autor do que ele pagaria por uma diagramação/projeto de capa/revisão/catalogação da obra se fosse fazer por conta própria, que é o que faz a maioria dos autores de Cultura Regional, que além destes custo ainda tem que arcar com a impressão de 1.000 exemplares. Além do que, por não trabalharem com distribuição e não emitirem Nota Fiscal, a maioria dos exemplares termina em caixas jogadas pela casa, sem atingir à sociedade e decepcionando o autor que chega a ficar envergonhado com a situação.

 

E se a obra for apresentada por uma Academia/Centro de Letras ou Instituto Histórico não passará nem pelo conselho editorial, pois já entra como aprovada/chancelada.

 

Tradição e Modernidade! Raízes e frutos! Quanto mais profunda e firmes forem as raízes, mais saudáveis e fortes serão os frutos. Como já foi dito, na beleza dos frutos existe o trabalho silencioso das raízes.

 

LEMBREM-SE:

 

"Oh, bendito o que semeia livros... e manda o povo pensar!"

 

Sempre existirá o livro, mesmo que não exista o editor e a livraria. Mas se não existir o autor, não existirá o livro, nem as livrarias, as editoras e, principalmente, a nossa identidade... nossa alma enquanto povo e nação " .

 

Anthony Leahy - Editor

(41) 3352 3661 - 3352 4515

editora@institutomemoria.com.br


VOLTAR