Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

Mensagem de Natal e Ano Novo do Instituto Memória

Caro Autor, amigo e colega de luta:

*** FELIZ NATAL ***

 Concede-me, senhor, a graça de ser boa,
de ser o coração singelo que perdoa,
a solícita mão que espalha, sem medidas,
estrelas pela noite escura doutras vidas
e tira d''''alma alheia o espinho que magoa.
-----------------------
Helena Kolody - Eterna

  

2011 passou... e como foi rápido! Tantos fizemos e tanto ficou por fazer. Sentimos a falta do apoio de tantos amigos queridos que se foram... Veiga Lopes (autor, amigo e irmão querido), Carlos Brantes (amigo e companheiro de cafezinho e de luta)... Dr. Iseu Guimarãues Costa (grande incentivador), o eterno amigo Túlio Vargas e o prof. Francisco Filipak.

Fazem parte da Galeria de honra à qual chamamos de

PATRONOS DO INSTITUTO MEMÓRIA.

 

A eles dedicamos o título de Doutor Honoris Causa e a Cidadania Honorária de Curitiba e todos os mais de 10 prêmios e comendas, nacionais e internacionais, que recebemos em 2011.

 

Mas seus exemplos e sua luta ficaram e cabe-nos dar continuidade, honrando e dignificando a sua vida e sua luta! Afinal, nossas lutas nos definem e nos revelam mais do que as nossas palavras... Somos o que fazemos!

 

E fizemos muito!

Neste ano foram mais de 80 títulos novos entregues à sociedade.

 

Semeamos muito livros, embora poucos diante do tanto que deve ser semeado. Literatura de qualidade... escritos que desenvolvem o senso crítico e resgatam a nossa capacidade de ser um agente construtor da sociedade que queremos, retirando-nos do eterno estado de vítima...expectador sempre a lamentar da escuridão mas sem nunca acender sequer uma vela! Acreditamos que ao lançar livros de qualidade (e com qualidade) estamos lutando contra a perversa lógica mercadológica onde tanto faz vender berços ou caixões, vendendo... Onde tanto faz vender histórias de prostitutas não arrependidas e eleitas como verdadeiras heroínas ou história de personalidades públicas, verdadeiros heróis, como o Barão do Serro Azul. Não é fácil e existe quem diga que é até quixotesco! Pode ser! Mas acredite, os dragões existem e nos cercam... não são meros moinhos! São perigos reais a nos sangrar a cada dia, em cada sinaleiro, em cada esquina...

 

E são as tempestades que revelam os grandes comandantes!

E se for preciso afundar com o navio, será uma honra morrer pelo que acreditamos.

 

Vivemos em pleno Século XXI... 3º Milênio!

E, diferentemente do preconizado pela ficção científica; em vez de tele-transportes e veículos voadores pessoais; em vez de maquinas do tempo e contatos com outros mundos; em vez da estabilidade gerada em laboratórios no Admirável (?!) Mundo Novo de Huxley; temos a Guerra, a Fome, a Indiferença, a Intolerância ... e horrores velhos conhecidos da Humanidade.

 

Cada dia mais acompanhamos, perplexos e passivos, a toda hora e em cada noticiário, o ódio e o seu filho primogênito, o terror! Vemos o orgulho aconselhando-se com a inveja, e esta se associando à perfídia! E as três, juntas, tecendo as rédeas da intriga e gerando mais ódio. Vimos o interesse deformando a verdade, torcendo as consciências e a covardia amordaçando as almas. Vimos o rancor gerando cólera; a cólera gerando violência; e a violência humilhando, escarnecendo e matando.

 

A Humanidade, paradoxalmente, faz a guerra em nome da paz; mata e persegue em nome de Deuses de amor, vida, perdão e compaixão; cria a tecnologia da comunicação e esquece-se de comunicar-se (“É terrível verificar que nossa tecnologia é maior que nossa humanidade.” já dizia Einstein.). Diminuímos as distâncias e nunca estivemos tão afastados ... Parece que nos comunicamos demais e sentimos de menos!

 

Temos que tomar consciência de que os tempos vindouros serão esculpidos por nossa vontade e atitude! Somos nós que daremos, desde o 1º segundo, a fisionomia do novo ano. Ele é o nosso “ALTER-EGO”, o nosso espelho, a nossa própria personalidade na expressão dos acontecimentos, bons ou maus, que suscitaremos no mundo. Nada podemos esperar dele, visto que é ele que espera e depende de nós... Por ação ou por omissão.

 

Lembremo-nos que, ofendendo ao nosso próximo, ofendemos a própria essência humana de que somos participantes. Portanto, todo crime contra um só homem é crime contra toda humanidade. E não existe crime maior e mais covarde do que a indiferença e omissão !

 

Que nenhum homem se diga digno e justo enquanto existirem pessoas morrendo de fome ...

 

E não precisamos de grandes desastres naturais para ser solidários e corretos em relação à vida e à sociedade. A miséria e desespero estão à nossa volta. Basta querer notar! Ou só merece atenção se for calamidade natural?!?!? E não é com esmola, mas com comprometimento e envolvimento que melhoramos, mesmo, a sociedade. Com atitude.

 

Todo pequeno gesto gera exemplos, positivos ou negativos, que educa e serve de modelo. Seja no trânsito, seja na educação de nossos filhos. Menos esmolas e mais comprometimento e atitude. Toda mudança verdadeira começa na nossa consciência... o resto é hipocrisia!

Espero que consigamos esculpir em 2012 a silhueta de um novo, tempo, um novo futuro, mais humanizado e digno, com menos discursos e mais atitudes, com menos esmolas e mais promoção humana. Que consigamos criar um mundo que caiba todo mundo.

 

Um feliz Natal e um 2012 repleto de Paz, Saúde, Prosperidade e Consciência.

  

 

Anthony Leahy

----
Anthony Leahy - Editor Presidente - Instituto Memória
Conselheiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História - SP
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Academia de Cultura de Curitiba

 

Que as gotas da chuva molhem suavemente o seu rosto,
Que o vento suave refresque seu espírito,
Que o sol ilumine seu coração,
Que as tarefas do dia não sejam um peso nos seus ombros,
E que Deus envolva você no manto do Seu amor.
Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos.
E até que nos encontremos de novo...
Que Deus guarde você na palma da Sua mão.
 
(Tradicional Oração Irlandesa)
 

 


VOLTAR