Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

Curso COMO ESCREVER CRÔNICAS com a Profa. Isabel Furini

Instituto Memória Editora & Projetos Culturais

Universidade Livre do Escritor 

 

CURSO

"COMO ESCREVER CRÔNICAS"

"Escrever é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra."

O Instituto Memória e a Universidade do Escritor abrem matrículas para o curso de "Como Escrever Crônicas" a ser ministrado pela conceituada escritora e experiente professora Isabel Furini. 

Ao final do curso será lançado um livro com uma crônica de cada aluno.

O curso terá duração de 3 meses, sendo 1 aula por semana, sempre às Quartas das 19h00 às 21h00 na sede do Instituto Memória. Será emitido certificado de conclusão que será entregue no evento de lançamento do livro no dia 26/06/2012 no Palacete dos Leões - BRDE: Banco de Desenvolvimento do Extremo-Sul.

MAIORES INFORMAÇÕES PELO E-MAIL.

editora@institutomemoria.com.br

O diferencial deste curso é a sua abordagem prática, onde a teoria é aprendida de forma dinâmica e lúdica, além de um acompanhamento individualizado.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

 

VALOR: 4 prestações de R$ 250,00 (março/abril/maio/junho)

PAGAMENTOS À VISTA: Ganha um LIVRO DO ESCRITOR e 10% de desconto.

Vagas por turma: 15 alunos.

OBSERVAÇÕES:

1 - O curso começa no próximo 11/04/2012.

2 - O curso não tem material didático incluso. Temos vários livros publicados que aborda o assunto e que poderá ser adquirido pelos alunos mas não é obrigatório. Será de uso complemantar extra curso.
 
3 - Ao final do curso, cada aluno receberá 1 exemplar do livro lançado com sua crônica (coletânea dos vários alunos), gratuitamente. Se quiser poderá comprar outros exemplares mas não é origatório.
 
4 - O valor de venda do livro que constará as crônicas dos alunos será de R$ 30,00. Reafirmo que não é obrigatório a aquisição de novos exemplares e que todo aluno receberá 1 exemplar gratuitamente junto com o certificado de conclusão de curso.
 
5 - No valor do curso estão inclusas as aulas, a publicação do livro final com o recebimento de 1 exemplar por aluno e 1 certificado, o evento de lançamento no Palacete dos Leões no dia 26/06/2012.
 
6 - Por se tratar de uma turma necessáriamente pequena (15 alunos) pela necessidade de acompanhamento individualizado, temos poucas vagas. Portanto, caso exista real interesse, peço que se matricule logo para não correr riscos de falta de vaga.

COMO EFETIVAR A MATRÍCULA:

Solicitar dados bancários e realizar depósito da primeira prestação, enviando o comprovante para este e-mail. Ao fazer o depósito o aluno declara ciência e concordância com os critérios e normas do curso. 

------------------------------

Isabel Furini é escritora, palestrante, poeta e educadora. Orienta diversas Oficina Literárias em várias Instituições no Brasil. Autora do “O Livro do Escritor”, publicado pelo Instituto Memória em 2009, que é o resultado destes 10 anos de trabalho. Em 2004 orientou a Oficina Produção de Livro Infantil em várias regionais da Fundação Cultural de Curitiba. É autora dos seguintes livros: Vença a timidez (Record, 1991), Práticas de oratória (Ibrasa, 1995), Arte de falar em público(Ibrasa, 1999) e Oratória forense (Instituto Memória, 2010). Juntamente com estas atividades, é colunista do Jornal Indústria e Comércio, de Curitiba (Seção Livros), atuou no suplemento dominical da Gazeta do Povo e mantém a coluna “Falando de Literatura” no site Bondenews.

Homenagens e Prêmios:

Concurso de Poesia da Academia de Letra Itapemense (SC) 2010
Concurso da revista Katharsis, Espanha, 2009 (2º lugar)
Concurso Internacional Missões de Poesia. Roque Gonzáles (RS) 2005

Concurso Estadual de Poesia de São José dos Pinhais (PR) 2002

Menção Honrosa:
Concurso da Universidade Federal Fluminense-UFF, Niterói (RJ) 2010.
Concurso de Poesia Prêmio Moutonnnée de Poesia, Salto (SP) 2010
Votos de Louvor da Câmara Municipal de Curitiba, pelo lançamento do livro Vença a timidez: técnicas de superação dinâmica, em 1992

Atualmente vem se dedicando, também, à poesia, e em novembro de 2009 participou da Exposição "Um olhar poético sobre expressões artísticas", no Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri, em Curitiba. Em 2010, organizou o concurso de poesia "Poetizar o Mundo". Seu poema O poeta, foi escolhido para o "Projeto Leitura no Metrô de Belo Horizonte" (MG), e participou do programa "A tela e o Texto", da UFMG, em 2008. No ano seguinte teve um poema selecionado no Concurso Poemas no Ônibus e no Trem, de Porto Alegre (RS).

Muitos de seus alunos tiveram seus livros publicados, e alguns deles foram premiados:

ROMANCES:
MEHL, Nelly. De pedras e de música.
Curitiba: IU-UFPR, 2004.
SCHOOSIG, Roman.
Em nome de Fanon
, Curitiba: Peregrina, 2007.
TIBÚRCIO, Sandoval. Magnitude. Curitiba, edição do autor, 2009.

CRÔNICAS:
MEDAGLIA, Maria Inês Frederico. Saia justa no casamento. Curitiba: Vitória gráfica e editora, 2008.
ROCHA, Fabiana Klimovicz Munhoz da. Coisas que acontecem todo dia, ou nunca! Curitiba: Juruá, 2010.

LIVROS INFANTIS:
BAYER, Germano. Uma criança feliz: memórias e heranças de meus ancestrais. Edição do autor, 2008.
BENGHI, Amasilia. A sombrinha e o Macaco. Curitiba: s.c.p., s.d.
_______________ O Cãozinho cor-de-rosa. Curitiba: s.c.p. s.d
HEREK, Luana e Giulia. A Menina e a fonte mágica, Curitiba: Sol, 2004.

PROGRAMA BÁSICO DO CURSO:

A oficina acontece uma vez por semana, em encontros de duas horas cada. Análise de textos, leituras e comentários fazem parte das aulas.

COMO ESCREVER SEM MEDO? / CRÔNICA OU CONTO? / SIMPLES, MAS NÃO SIMPLÓRIA / FILÓSOFO DO QUOTIDIANO? / O ESPÍRITO DO CRONISTA / CARACTERÍSTICAS DA CRÔNICA / OS “ISMOS” E OS “DADES” DA CRÔNICA / INSPIRAÇÃO OU TRANPIRAÇÃO? / AFINAL O QUE É CRÔNICA? / CARICATURA DO HOMEM E DA SOCIEDADE / DIVERSIDADE / E AS CRÍTICAS? / SIMPÁTICO OU CANASTRÃO? / ESCRITOR OU ARTESÃO? / CRIAÇÃO DE PERSONAGENS / COMPLEXOS E VEROSSÍMEIS / REALIDADE E FANTASIA / O QUE FAZ A CRÔNICA / UMA ENTREVISTA / AMBIGUIDADE ESPONTÂNEA? / ETIMOLOGIA / A CRÔNICA-FOLHETIM / COMO FOCAR O TRABALHO? / DICAS / OS QUATRO “CÊS”: CLAREZA – CONCISÃO – CONSISTÊNCIA – CADÊNCIA / MINICRÔNICA / PORQUE ESCREVO?

----
Anthony Leahy - Editor Presidente
Conselheiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História - SP
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Academia de Cultura de Curitiba
----
Instituto Memória Editora & Projetos Culturais
Prêmio Brasileiro de Qualidade Editorial
Editora Destaque Nacional - Câmara Brasileira de Cultura
----
www.institutomemoria.com.br

 


Adquira já a obra relacionada com a notícia:


    VOLTAR