Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

Mensagem do Editor: Não sou de reclamar da escuridão, antes acendo uma vela.

MENSAGEM DO EDITOR:

Com as fortes chuvas recentemente ocorridas, infelizmente tivemos mais de 1000 exemplares de livros do nosso estoque avariados. É o preço a pagar por fazermos questão de instalar o Instituto Memória em uma casa centenária. Como já foi afirmado, "o que não nos mata nos fortalece!". Lógico que é um prejuízo grande e impactante. Lógico que saber que os blocos de carnaval(!?) de Curitiba recebem ajuda de custo enquanto quem trabalha no resgate e preservação da identidade paranaense não recebe nada além de telefonemas de órgãos públicos querendo doação, revolta! Porém não desmotiva! Pelo contrário.

Não sou de reclamar da escuridão, antes acendo uma vela.

Pois bem: recebi uma ligação de uma pessoa que me perguntou por que insistir se a própria sociedade não valoriza a cultura nativa, preferindo comprar e ostentar traduções e livros (muitas vezes medíocres) de famosos, como uma grife. Como resposta para ele (que só estava preocupado comigo) e como desabafo, sito agora José Ingenieros em uma belíssima tradução da sempre competente e atenta Nélia Silka:

Se você dirige sua reflexão visionária para uma estrela, e estende suas asas em direção a essas altitudes inacessíveis, ávido de perfeição e rebelde contra a mediocridade, é porque possui dentro de si a mola propulsora de um Ideal. É uma chama ardente, contudo capaz de prepará-lo para as grandes ações. Alimente-a: pois se deixar que ela se apague, não se reacenderá jamais. E se ela morrer é você quem irá permanecer inerte, fria imagem humana. Só se vive, realmente, através dessa partícula de sonho, que se sobrepõe ao real. Ela é o lírio do seu brasão, o adorno do seu caráter.
 

 

São as tempestades que revelam os bons comandantes. Vamos em frente ajustando as velas e segurando firme o leme.

Estes momentos mostram quem está realmente ao nosso lado!

Agradeço a todos que nos apoiaram,
 
especialmente a Neyd Montingelli, Deborah Russo, Francisco Pimpão e Ernani Straube.
 

"Você irá dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único.

Espero que você um dia junte-se à nós e o mundo será um só...” (John Lennon)

 

Anthony Leahy

 

Editor

 


VOLTAR