Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

Instituto Memória recebe a Medalha Dom Pedro I

 

 

"O Instituto Memória Editora,

pelos relevantes serviços prestados à História e Cultura Regional

Brasileira, recebe a Medalha Dom Pedro I desta Academia."

ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA – ABACH é uma entidade cultural sem fins lucrativos conforme Decreto Federais número 4.858, em desenvolvimento desde 1910, de quando datam seus primeiros registros. Seus principais objetivos estão relacionados à promoção da Cultura da História Pátria e dos valores fundamentais da nossa sociedade.

Fundada entre a década de 1950 e 1960 por Afrânio de Mello Franco, José Honorário Rodrigues, Luiz Câmara Cascudo e Dante de Layatano, desenvolveu significativa programação promovendo a História do Brasil. A partir de 1987, quando da comemoração de seus 30 anos de exercício efetivo, reorganizou suas atividades e passou a promover eventos, com o objetivo de estreitar a convivência de historiadores, artista, profissionais liberais e empresários, fazendo desta uma contribuição direta ao desenvolvimento da realidade cultural do país.

Participar ativamente da identificação e tombamento de monumentos históricos, por todo Brasil, a exemplo da casa de marechal Deodoro, no estado de Alagoas, e da Casa da Fazenda do Morumbi, em São Paulo (Construída em 1813 pelo regente do império. Pe. Antonio Feijó. Seu terreno foi presente de D. João VI ao grande produtor inglês de chá, John Rudge, que se encarregou de transformar a região do Morumbi na primeira fazenda de cultivo do produto no Brasil).

Em seu acervo além de obras de arte, encontram-se livros heráldicos e históricos, coleção de bandeiras e farto material histórico e cultural de apoio a pesquisa.  A Academia também desenvolveu trabalho em outros países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Portugal.

Através de seus Conselhos integrados, identifica, nacionalmente, personalidades atuantes em ações de resgate e promoção da cultura e história brasileira, promovendo anualmente um evento de gala para premiação e entrega das comendas e medalhas culturais. A premiação máxima é a Comenda Rui Barbosa em homenagem a este grande brasileiro que melhor representa as idéias e os ideais da Academia.

 


VOLTAR