Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

O livro é caro ... Será?

O livro é caro ... Será?

 

“Verba volant; scripta moment” (As palavras voam; os escritos permanecem).

 

 

“Escutei ontem à noite numa palestra que porferi sobre mercado editorial e suas perspectivas. De pronto veio à minha mente a brincadeira: “não é o livro que é caro, somos nós que ganhamos pouco!”, mas lembrei-me que no último domingo, ao levar a minha família (1 casal e duas meninas) para almoçar em Santa Felicidade, aqui em Curitiba, paguei R$ 108,00...

Considerando que os restaurantes de Santa Felicidade estão entre os de preço mais acessível; considerando que esta alimentação, embora essencial, tem que ser reposta a cada 08 horas em média (pelo menos todos deveriam ter acesso...); Cheguei à conclusão de que não é o livro que é caro, somos nós que., além de ganharmos pouco, não estamos dispostos a gastar com cultutra, ou seja, não priorizamos formação e informação, investindo em livros que durarão muitos e muitos anos, servindo a muitos, e promoverão a nossa melhoria enquanto indivíduo e sociedade. Ler não gera status! Vivemos épocas em que a marca do sofá da sala de visitas de uma família é mais importante do que a sua estante e seus livros.. É o pacto da mediocridade emburrecedora (desculpem-me o termo. Se preferem, podemos falar de uma sociedade boercia).

Livro é muito mais do que papel e tinta! É vida compartilhada. Livro é conhecimento perpetuado. É contribuição, é legado para as futuras gerações.

Pensem nisto: Quanto cada um gasta com alimentação de entretenimento (bares, lanches, etc.) e comparem quanto cada um gasta com cultura e educação, investindo em si e por consequência na própria humanidade. Comparem com os preços de produtos de beleza, roupas,... R$ 1,00 por algo que não valorizo é muito caro mesmo! Será que o livro é caro, em comparação com os demais itens de consumo da sociedade, ou será que eu é que não o priorizo e valorizo?

“A modernidade produziu um mundo menor do que a humanidade. Sobram milhões de pessoas, mas o conhecimento é a grande estratégia de inclusão e integração. O livro é a grande ferramenta do conhecimento . A palavra escrita não apenas permanece, ela floresce e frutifica”.

 

Se o leitor desejar a versão integral e impressa do Jornal intelligentsia, é só entrar em contato com o Instituto Memória.

 


VOLTAR