Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

DIA DA CULTURA

DIA DA CULTURA

 

A data teve como inspiração o Conselheiro Rui Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849.

 

E O QUE É CULTURA?

• Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar);

• Em uma visão antropológica, podemos definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo;

• Um povo que perde a sua cultura, ou seja, seus elementos significadores, histórica e sociologicamente contruídos,  representados pela memória dos feitos de seus antepassados, sua luta pela sobrevivência, seu caminhar e seus costumes, perde sua alma, fica sem identidade. Identidade é conhecer para reconhecer-se como parte de uma história. É insanidade ter orgulho e identificar-se com o que desconhecemos.

 

ENTÃO DEFENDEMOS:

• A diversidade cultural brasileira a partir da consolidação da identidade regional, como elemento significador do que é ser brasileiro. Se não existir identidade como existirá diversidade?

• Que o livro, enquanto substrato da cultura, é o instrumento mais eficaz para a democratização dos saberes, para a interação entre os povos e para a consolidação do desenvolvimento da identidade nacional.

• Que a dialogicidade que o livro estabelece, entre as diferentes culturas, permite a superação dos limites imposto pela geografia, viabilizando que a integração entre os povos se faça de forma ética e sustentável, formando indivíduos reflexivos e autônomos, comprometidos com os valores que lhe permitam alcançar seus objetivos sem ferir os valores do outro.

• Que os países são tão mais fortes e ricos, quanto mais cultos são os seus cidadãos, entendendo que investir em ações que promovem o livro é contribuir para a construção de um mundo mais justo a partir do respeito á cultura de cada um, quer seja enquanto município, estado, nação, continente

A História somos nós que fazemos! Por ação ou omissão.

Hoje, pela linguagem, pelas comemorações, pelos nossos conhecimentos gerais, diríamos que a nossa identificação é com o Brasil? Halloween ou Saci Pererê?

Harry Poter ou o Monge? Indiana Jones ou Guairacá? Lemos mais autores nacionais ou estrangeiros? Qual mentalidade realmente cultivamos e cuidamos?

 

O QUE SOMOS?

O Instituto Memória surgiu em março de 2003 como Projeto incubado pelo programa Rede Solidária da CNBB em parceria com a PUC-PR e a Santa Casa (Aliança Saúde), em Curitiba-PR.

 

Se o leitor desejar a versão integral e impressa do Jornal intelligentsia, é só entrar em contato com o Instituto Memória


VOLTAR