Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

5a Comarca Esporte clube

5a Comarca Esporte clube

 

Após proferir uma palestra no Centro de Letras do Paraná, sobre a Formação da Identidade Curitibana, fui provocado a tomar uma posição mais clara sobre o Corinthians Paranaense (?!?!?). Bem, ao defender a necessidade de cuidar e promover o que é nosso, já deixo claro o que entendo sobre este absurdo. Mas, como não sou uma pessoa de meias verdades ou meias palavras, faço público a minha convicção: Eu acho um crime contra a identidade paranaense!  Fincar uma Bandeira tem o significado de marcar território dominado, não é verdade? Colocar a bandeira de São Paulo no escudo de um time que leva o gentílico “paranaense” é declarar-se vencido e dominado. É  um retrocesso à 5ª Comarca de São Paulo (falo 5ª pois quando virou 10ª já foi para se tornar província autônoma, mesmo com a mutilação do território).

O nome do time deveria ser 5ª COMARCA DE SÃO PAULO ESPORTE CLUBE.

Um absurdo! Um descaso! Mais um atentado terrorista contra a nossa identidade, já tão combalida! Lembremo-nos que identidade se constrói historicamente e se convalida sociologicamente, formando uma memória coletiva, que particulariza e empresta significados à nossa cultura, ao nosso jeito de ser e ver o mundo.

“O que me assusta não é a idiotice de poucos, mas a omissão de muitos”.

Idiota na Grécia antiga era quem colocava os seus interesses pessoais à frente dos coletivos. Ou seja, os interesses comerciais à frente dos interesses do Paraná, enquanto povo e estado. Lamentável! Nosso pior inimigo somos nós mesmos!  Não vejo culpa e nem tenho nada contra São Paulo, muito pelo contrário, mas sou defensor da diversidade cultural a partir da consolidação das identidades regionais. Isto que presenciamos é um absurdo sob todo e qualquer aspecto. Trata-se de uma intervenção cultural, infelizmente a nosso convite...

Fidusca para eles!

 

Se o leitor desejar a versão integral e impressa do Jornal intelligentsia, é só entrar em contato com o Instituto Memória.

 


VOLTAR