Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

Entrega do Prêmio Anjo de Hamburgo

PRÊMIO ANJO DE HAMBURGO

 

“Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada.”

 

Edmund Burke

 

 

O INSTITUTO MEMÓRIA, A B’NAI B’RITH E A PUC-PR ENTREGARAM O

PRÊMIO ANJO DE HAMBURGO À PERSONALIDADES DA

CONTEMPORANEIDADE QUE SE OPÕEM PUBLICAMENTE

AO RACISMO E À DISCRIMINAÇÃO.

 

 

 

Trata-se de uma homenagem e um resgate histórico da luta e heroísmo da paranaense Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, esposa de Guimarães Rosa, que ficou conhecida como “Anjo de Hamburgo” por salvar centenas de judeus do nazismo, ignorando leis anti-semitas e conseguindo vistos que abriam caminho para refúgio no Brasil.

Atos de coragem e de heroísmo que se desenrolaram no consulado brasileiro da cidade alemã de Hamburgo, onde ela trabalhava e onde conheceu o diplomata, escritor e cúmplice João Guimarães Rosa - Cônsul Adjunto em Hamburgo - com quem se casou. Aracy ganhou homenagens nos Museus do Holocausto de Jerusalém e de Washington, além de ser a única mulher citada no Museu do Holocausto de Jerusalém como um dos 18 diplomatas que ajudaram a salvar vidas de judeus.

É também o único nome de uma funcionária consular, e não de embaixador ou cônsul, o que só aumenta a dimensão do risco que correu: afinal, ela enfrentou o nazismo sem gozar das imunidades garantidas aos outros diplomatas homenageados.

Em 2010 temos a satisfação de conceder o CERTIFICADO ANJO DE HAMBURGO, assinado pelo atual presidente da Loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith do Paraná – Leon Knopfholz – e pelo Editor do Instituto Memória – Anthony Leahy – às seguintes personalidades da contemporaneidade que se opõem publicamente ao Racismo e à Discriminação:

 

Eleonora Bonato Fruet;

Rita de Cássia Munhoz;

Nara Salamunes;

Milton Ivan Heller;

Marion Brephol;

Eronides Cruz.

 

       Os certificados foram entregues no próximo dia 31/08/2010 - 20h00 - Auditório Maria Montessori, Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), 1º andar, PUC-PR, Campus Curitiba - durante o evento “História e Memória do Holocausto no Contexto da Segunda Guerra  Mundial. Um Legado Para O Futuro” em parceria com a PUC-PR.

 

 

Se o leitor desejar a versão integral e impressa do Jornal intelligentsia, é só entrar em contato com o Instituto Memória.


Adquira já as obras relacionadas com a notícia:


    VOLTAR