Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

Instituto Memória lança revista para a Rede Solidária

Publicado na Gazeta do Povo, 31/12/03 - Terceiro setor


Objetivo é divulgar projetos sociais
e o trabalho de Betinho é tema do primeiro número

O Programa Rede Solidária, mantido pela seção paranaense da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acaba de receber do Instituto Memória Editora o primeiro número da revista Resol, dirigida a empresas, órgãos governamentais, igrejas e ao terceiro setor. O objetivo da publicação é promover a solidariedade e criar um espaço onde podem ser encontradas informações sobre responsabilidade social. A revista terá circulação nacional.

Segundo o padre Carlos Alberto Chiquim, secretário-executivo da regional Sul II da CNBB, que coordena o projeto, a revista visa a divulgar os projetos da Rede entre personalidades formadoras de opinião. "Queremos atingir empresários, profissionais liberais e lideranças eclesiais, não apenas da Igreja Católica, no intuito de conscientizá-los da importância do resgate da cidadania", afirma Chiquim, que destaca a qualidade superior da revista, tanto no designe como no conteúdo, parabenizando o Instituto Memória e o seu editor, Anthony Leahy, pelo excelente trabalho realizado.

A publicação, que circulará em todo o país, traz entrevistas com pessoas que se destacaram em trabalhos voluntários, assim como matérias sobre fundações, grupos e atividades sociais. "No primeiro número, abordamos as ações do Herbert José de Souza, o Betinho. No segundo número, o Instituto Memória abordará a vida da Irmã Dulce, missionária baiana que dedicou sua vida aos pobres", relata.

A revista Resol é parte do projeto Grande Mutirão Nacional de Superação da Miséria e da Fome, que age no segundo (privado) e terceiro setores da sociedade. "O setor público já possui ações nesse sentido. Em relação ao segundo setor, a intenção é fomentar nas empresas privadas a idéia de superação das desigualdades sociais, gerando empregos e atuando por uma filantropia estratégica, não apenas assistencialista", afirma Chiquim. "Em relação ao terceiro setor, das organizações não-governamentais (ONGs), a tentativa é de aglutinar suas forças, potencializando suas ações, organizando-as para a captação de recursos", complementa.

Além da divulgação dos parceiros da Rede Solidária, através da publicação de suas obras sociais concretas, a revista concentra suas forças em outros aspectos da cidadania corporativa, como projetos de inclusão digital. "Hoje há um grande número de excluídos do processo educacional, social e cultural. A idéia é incluir o indivíduo através da democratização do uso dos computadores e da rede mundial [internet]", explica. "Assim, a pessoa capacita-se profissionalmente para poder enfrentar o mercado de trabalho, interagindo com a sociedade e desenvolvendo sua comunidade", finaliza Chiquim.

--------------


VOLTAR