Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

Editor do Instituto Memória Homenageado

Anthony Leahy indicado para receber o

Título de Cidadão Honorário de Curitiba

O Editor Presidente do Instituto Memória Editora & Projetos Culturais - Anthony Leahy - é indicado pela Câmara Municipal de Curitiba para receber o Título de Cidadão Honorário de Curitiba em 2011.

 

A proposição de número 006.00004.2011 de Projeto de Lei Ordinária indicando Anthony Leahy como Cidadão Honorário de Curitiba foi proposta pelo Vereador Aladim Luciano, do Partido Verde, conforme justificativa abaixo transcrita.

 

Fico feliz e honrado pela importante indicação. Para mim, quixotesco CuritiBaiano a lutar contra os moinhos de vento da indiferença com a cultura regional, ter sido lembrado pelo ilustre vereador, e ser indicado, já representa uma importante premiação. Tenham certeza de que será mais uma arma na defesa dos verdadeiros interesses curitibanos e paranaenses. No mínimo, como discípulo do Cacique Guairacá, ganho força para continuar gritando que “esta terra tendo dono”, ou seja, quem dela gosta e quem dela cuida. Nossa querência! Tentarei, sempre, corresponder a confiança lutando pelo nosso paiquerê.

 

Esta indicação tem gosto de “LeitE QuentE” em manhã de geada. Tem gosto pinhão de sapecada. Tem gosto coalhada da Schaffer e polenta mole – cortada a barbante - com ensopado de galinha em Santa Felicidade. Tem gosto de Vina e Rollmops. E depois um café no Alvoradinha da Oliveira Belo... Não é a pílula do Dr. Ross, mas faz bem ao fígado de todos nós (pelo menos ao meu). Tem a alegria de uma dança com “As mocinhas da cidade” – difícil não querer bem - e do “Pula Violeta” do inesquecível Chic-Chic dos Queirolos. Tem a satisfação de uma figurinha 100, do Zequinha distribuindo, ganhada no bafo antes da matinê (após lamber a mão, lógico). Tem o prazer de um bom jogo de búrico – a brinca ou a ganha, tanto faz! Não é trubisko não. É uma ynhapa de valor – do tipo – pois não fiz nada mais do que qualquer apaixonado faria. E como não se apaixonar por Curitiba?

----
Anthony Leahy - Editor Presidente

Conselheiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História - SP
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Academia de Cultura de Curitiba
--------
www.institutomemoria.com.br


CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA

 

Proposição 006.00004.2011 - Projeto de Lei Ordinária

 

Súmula:

Concede o Título de Cidadão Honorário de Curitiba ao Sr. Anthony Almeida Leahy.

 

Texto:

Art. 1º. É concedido o Título de Cidadão Honorário de Curitiba ao Sr. Anthony Almeida Leahy.

Art. 2º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

JUSTIFICATIVA:

Anthony Almeida Leahy nasceu na cidade de Salvador - Bahia, no dia 03 de maio de 1967, filho de Charles Clement Leahy e Hilza Almeida Leahy. É descendente de Irlandês (pai) e de Português (mãe). É casado com a Procuradora da Fazenda Nacional Maritza Costa Leahy e é pai de duas filhas - Letícia Leahy e Érika Leahy - que, segundo ele, é a motivação maior para amar e lutar pelo futuro do Paraná. Articulista atuante, escritor dinâmico e palestrante fértil, sempre buscou, nos seus textos e palavras, resgatar e valorizar as “coisas do Paraná”, mais especificamente a Curitiba, segundo ele, “Herança Emocional de seu pai”. Combativo e inquieto, está sempre a posto na luta pelos interesses paranaenses. Coerente e sério, a concessão do título de Cidadão Honorário é fazer justiça e valorizará, ainda mais, o termo cidadania e a esta casa do povo curitibano.

Abaixo, uma síntese de sua história profissional em Curitiba:

Anthony Leahy é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Academia de Cultura de Curitiba. Conselheiro da Academia Brasileira de Arte Cultura e História (SP). Foi consagrado com a Medalha de Mérito Cultural Fernando Amaro pela Câmara Municipal de Curitiba e Moção de Mérito da Assembleia Legislativa do Paraná. Já recebeu diversas Comendas nacionais, entre elas merecem maior destaque a BRAVOS CAVALEIROS DE SÃO PAULO, RUI BARBOSA E DOM PEDRO I. Autor de mais de 10  livros sobre a História de Curitiba, onde podemos destacar "Curitiba Nas Curvas do Tempo" - que foi contemplado para fazer parte do acervo permanente da Library of Congress Office (biblioteca do congresso nacional norte-americano, que seleciona obras de referência no mundo todo para compor o acervo da maior biblioteca do mundo contemporâneo) - Curitiba 315 anos de História, Tradição e Identidade; Curitiba 316 anos de História, Tradição e Identidade; Curitiba 317 anos de História, Tradição e Identidade (livros por ele organizado e lançado por ocasião dos aniversários de Curitiba e dedicado à memória de Túlio Vargas);  Paraná 156 anos; Páginas Curitibanas: um jeito fácil e divertido de aprender história; Dicionário de Curitibanês; entre outros.

Foi idealizador/coordenador do projeto PIÁ BOM DE HISTÓRIA incentivando o conhecimento da história de Curitiba como forma de formação de cidadania crítica e consciente das futuras gerações, tendo, inclusive, distribuído livros sobre a História de Curitiba para os Faróis do Saber, junto com a Universidade Livre do Comércio/Associação Comercial do Paraná. Idealizador do projeto PEDRA DA GAZETA composto de uma revista eletrônica (A REVISTA DA TERRA DOS PINHEIRAIS) onde publicava artigos de membros das Academias de Letras e Instituto Históricos do Paraná, e de uma livraria especializada na História e Cultura Paranaense (ESPAÇO CULTURAL CANTO DO PARANÁ) com um acervo de mais de 1 mil títulos exclusivos sobre o Paraná ou de autores paranaenses. Tudo como empreendimento é custeio próprio. Seus trabalhos são amplamente citados em monografias e artigos jornalísticos, vários disponíveis na internet.

Palestrante atuante, proferiu mais de 100 palestras sobre a FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PARANAENSE, sempre defendendo que orgulho e identidade se faz com conhecimento do caminhar histórico dos antepassados e que desconhecer este caminhar é desrespeitar às lutas e conquistas deles. Organizou, em parceria com as BRDE, Livrarias Curitiba, Fnac e Saraiva, diversas palestras, exposições e lançamentos de autores paranaenses, sempre focados em temas paranistas que resgatassem e consolidassem a identidade paranaense e o sentimento paranistas, adotando o lema O PARANÁ QUE QUEREMOS SOMOS NÓS QUE FAZEMOS - POR AÇÃO OU OMISSÃO.

Articulista atuante, teve diversos artigos sobre a necessidade de resgatar o sentimento paranista publicados em diversos jornais do Paraná e de Santa Catarina (CURITIBANOS QUEM SOMOS NÓS?; A GUERRA DO PENTE; O NOVO CERCO DA LAPA, BARÃO DO SERRO AZUL - NOSSO HERÓI CURITIBANO; A LIÇÃO DO QUERO-QUERO NA DEFESA DO SEU NINHO; TRADIÇÃO-CULTURA E IDENTIDADE; etc), o que valeu elogios oficiais por parte dos mais diversos setores da sociedade paranaense, inclusive do Presidente da Academia Paranaense de Letras, Túlio Vargas, e posteriormente José Carlos Veiga Lopes (de quem teve orgulho de ser editor), do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná - Ernani Straube -; do Presidente da Academia de Cultura de Curitiba - João Darcy Ruggieri -; do Presidende da Academia Paranaense de Letras Maçônicas - Valter Toledo -; e do Presidente do Centro de Letras do Paraná - Des. Pedroso. O jornalista Célio Heitor Guimarães, em um artigo na sua coluna jornalistica, o nomeia "BICHO DO PARANÁ". Foi Coordenador Nacional de Marketing da Rede Solidária mantida pela CNBB, onde lançou diversas revistas. Foi diretor executivo da revista Where Curitiba onde sempre destacou a história e tradições curitibanas. É editor da Revista Raízes Regionais de circulação nacional. Foi o Palestrante oficial pelo Movimento Pró-Paraná nas comemorações do ano de 2010 na Associação Comercial do Paraná, com o tema: Orgulho só não basta - tem que ter comprometimento!. É membro da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná e do Rotary Club de Curitiba (curitibão).

Atuou como Diretor da Juruá Editora, empresa paranaense com 40 anos de tradição nacional, onde idealizou o projeto SEMEANDO LIVROS de valorização da cultura regional paranaense, tendo lançado, dezenas de autores iniciantes e consagrados do Paraná.

Atualmente é o Editor-Presidente do Instituto Memória Editora & Projetos Culturais - Editora nacionalmente premiada onde merecem destaque o prêmio EDITORA DESTAQUE NACIONAL e PRÊMIO BRASILEIRO DE QUALIDADE EDITORIAL, pela Câmara Brasileira de Cultura. Já publicou mais de 200 autores paranaenses. Idealizador do projeto UNIVERSIDADE LIVRE DO ESCRITOR, além de já ter lançado mais de uma centena de livros e promovido ações de resgate e convalidação da identidade curitibana, paranaense e brasileira. Seus principais lemas são: "Sem Identidade Regional Não Pode Existir Diversidade Nacional" e “O Paraná que Queremos Somos nós que Fazemos, por Ação ou Omissão”. Tem como meta um dia criar uma biblioteca paranista, a ser disponibilizada para todos gratuitamente, que seja referência para pesquisadores e promova continuadamente o conhecimento da história como ferramenta de planejamento do seu futuro.

 


Adquira já as obras relacionadas com a notícia:


VOLTAR