Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

eventos

Eventos, notícias, lançamentos, novidades, ... e muito mais! Confira, agora, nossos principais destaques.

Localize um evento/notícia pelo título ou pelo resumo:

Editor ou Aproveitador? CUIDADO!

MENSAGEM DO EDITOR:

"Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos,
Só pode exaltar."

1 - Publique o seu livro! É um ato de generosidade para com a sociedade e um legado às futuras gerações, inclusive aos seus descendentes. É vaidade, também! Mas em um mundo em que as pessoas se envaidecem apenas por ter, muitas vezes de formas sombrias, lançar um livro é ter orgulho de ser! É marcar a sua existência de forma positiva! Escrevo porque vivo e para que os meus pensamentos e reflexões continuem vivos mesmo depois de mim...

2 - Não confunda gráfica com editora. Analise o tempo de mercado da editora, a quantidade de livros e projetos lançados, a qualidade dos autores (junte-se aos bons e serás um deles) e a biografia do editor, sua luta, sua história. Livro tem que ser paixão e não apenas um negócio onde tanto faz vender livro pornô ou bíblia. Dê preferência à editores que também são autores e que tenham história e tradição na luta pela democratização do saber, da cultura. Editores oportunistas que um dia vendem carro, outro dia remédios, outro o que achar que dá dinheiro... não parece-me o ideal para cuidar da sua obra e associar ao seu nome. Mas a sorte é sua! Use-a...

3 - Não é fácil! Publicar um livro por uma editora séria tem que ser uma conquista e não um ato meramente comercial. Tem que ter passado pelo crivo do editor e de um Conselho Editorial sério e competente (nomeado e não somente citada a existência). Depois de publicado, não é fácil entrar nas livrarias concorrendo com famosos e interesses outros tantos que nada tem a ver com cultura. Depois de entrar nas livrarias, não é fácil vender: tem que avisar à sua rede de relacionamento e promover o livro entre seus amigos e familiares (a não ser que você seja uma pessoa de muito destaque na sociedade e ganhe mídia gratuita). Nas livrarias, os livros em destaque especial (vitrines e mesas) estão pagando pelo uso do espaço (chamam de merchandising) e assim os reais talentos regionais e nacionais... nada! Sem falar da invasão das traduções!

4 - Ou seja: não é para qualquer um publicar um livro. Tem que ter persistência e determinação. Tem que ter coragem e motivação. Mas se você conseguir tenha certeza de que vai ter valido a pena. Vai impactar na sua vida familiar, pessoal, profissional, etc. Você poderá ter orgulho, pois é um vencedor, um realizador de sonhos. E sem os sonhos, viver é caminhar para a morte! É apenas sobreviver! Triste é constatar que a maioria apenas sobrevive, enquanto a morte não chega. Vão levando como podem... Sonhar é para poucos. Ter coragem de realizar, para muitos poucos!

"Sonha e serás livre de espírito...

luta e serás livre na vida."

  Anthony Leahy - Editor - Instituto Memória
    Conselheiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História - SP
    Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Academia de Cultura de Curitiba


VOLTAR