Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

Paixão não tem idade - Sentimentos do Envelhecer

Autor: João Carlos Baracho
Páginas: 147 pgs.
Ano da Publicação: 2009
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 35,00

SINOPSE

 

"A sabedoria é a conquista da vivência.

Mesmo envelhecido, o cérebro ainda pulsa,

o coração ainda pensa."

 

 

 

 

O livro "Paixão Não Tem Idade" trata com realismo o amor e a capacidade de amar. A coragem de assumir um sentimento sem julgar se ele é possível, belo ou bandido.

Instigante e provocador, apresenta uma narrativa vigorosa, onde a emoção ocupa papel principal. E é justamente o resgate do que melhor caracteriza o ser humano - seus sentimentos e sua capacidade de exercer o livre-arbítrio - o que define a essência desta obra, que fala da paixão como autoafirmação da capacidade de conquistar; de despertar amor e de romper preconceitos. Da paixão capaz de provocar um rastro de consequências imprevisíveis, incluindo sofrimento e rupturas.

O que é o certo? O que é criação? O que é preconceito? O que é coragem? O que é arrependimento? O que é loucura?

Tudo depende do ângulo com que se analisa. Este é o convite: viver estas sensações, viver, acima de tudo, suas paixões.

Ao se deparar com a história - que tem por base o processo de envelhecimento, pleno ou limitado, baseado em atos e escolhas ­- ocorre imediata projeção do leitor em direção ao seu próprio presente e futuro. Desencadeia nele o desejo de correção de rota, ou reforço quanto às suas próprias opções em busca da felicidade.

Aborda temas como conflitos familiares, ambientes de trabalho, envolvimentos emocionais, tabus do cotidiano e deixar aflorar o não dito, as intenções não reveladas. Acaba por desnudar quão complexo é o ser humano.