Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

ESGOTADO! Magia, Prosperidade e Messianismo: Práticas, Representações e Leituras no Neopentecostalismo Brasileiro

Autor: Wander de Lara Proença
Páginas: 200 pgs.
Ano da Publicação: 2009
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 45,00

SINOPSE

 

 

 

 

Como compreender ou explicar que em pouco mais de duas décadas, as denominações com a proposta religiosa do neopentecostalismo conquistaram, só no Brasil, milhões de seguidores? Ou ainda, que de um simples salão alugado para o início de suas atividades, uma recém criada igreja rapidamente ganhe projeção econômica e visibilidade social passando a ocupar grandes espaços outrora utilizados por cinemas ou lojas, alugando horários nobres no Rádio ou na TV para veiculação de seus programas, como também adquirindo concessões para o uso de tais meio de comunicação? Devemos nos referir aos adeptos de tais segmentos religiosos como “fiéis” ou “clientes”? Seriam estes meros consumidores de agências produtoras de bens simbólicos, que não apresentam maior adesão a tais entidades e nem se tornam membros ativos e de votos da causa que abraçaram? Se eles têm se tornado tão coesos, não obstante as críticas e denúncias especialmente veiculadas pela mídia, que força cimenta essa união a tais segmentos chamados neopentecostais?

Em busca de explicações para estes e outros questionamentos o presente livro se propõe a investigar os elementos que dão solidez e sustentação às práticas que ali ocorrem.

DADOS SOBRE O AUTOR:

 

Wander de Lara Proença é graduado e mestre em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) / Universidade Estadual de Maringá (UEM); doutor em História Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); membro da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH); professor de História na Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA), em Londrina – PR; professor substituto de História Moderna e Contemporânea na Universidade Estadual de Londrina.