Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

Imunologia: o básico

Autor: Paulo Eduardo Przysiezny
Páginas: 682 pgs.
Ano da Publicação: 2022
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 500,00

SINOPSE

APRESENTAÇÃO

 

Este livro de imunologia básica teve início com as perguntas instigantes e intrigantes dos alunos de Medicina. Interessante que muitas destas perguntas (muitas mesmo!), eu sequer tinha cogitado.
Na busca de respostas, resolvi organizar alguns conceitos básicos de imunologia.
Fruto disso, foram estas anotações e desenhos que compilei neste texto.
O intuito deste texto não é acabar com as incertezas dos alunos de graduação. Jamais! Mesmo porque isto é impossível! Gostaria de tentar ajudar o aluno que inicia na imunologia, mostrando uma visão básica e o mais lúdica possível.
Neste momento de início do estudo da imunologia, sempre tendo por base a literatura atual, vamos tentar ir um pouco além do absolutamente fundamental, mas nos mantendo o mais superficial possível para compreensão e não “desilusão” dos alunos.
A literatura de imunologia é vasta, onde muitos pontos de vista são colocados e questionados. Estudos diários são publicados, colocando “em xeque” muitos conceitos “sedimentados”.
Gostaria de agradecer a todos os meus alunos de graduação e alunos médicos residentes. Especial agradecimento aos meus colegas professores e preceptores.
Agradecimento também ao serviço de anatomia patológica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná que nos brindou com lâminas histológicas dos órgãos linfoides.
Todas as ilustrações foram feitas por mim, baseado em gravuras dos livros textos que são respeitosamente citados. Além disso, muitas fotografias utilizadas, pertencem ao meu acervo pessoal.
Não posso (e não quero) deixar de agradecer minha família que me aguentou escrevendo e ouvindo meu monólogo sobre imunologia em muitos almoços e jantares. Obrigado Lu, Paulo e Pedro. Aliás, o Pedro, ou melhor “partes que eram dele”, participam das ilustrações (figuras 12.2 e 12.4). Pedro “inteiro” e Paulo participam também na figura 25.1.

 

Paulo Eduardo Przysiezny