SINOPSE
Esta é uma contribuição para a interpretação de nossa história, encarada como realidade social em movimento. Consideramos que até agora a nossa história tem os fatos fichados ou catalogados, sem conexões, carecendo de interpretação e, por isso, não compreendidos, algumas vezes esquecidos ou simplesmente ignorados ou omitidos. Para nós, existe uma Revolução Brasileira, com contra-revolução e guerra civil.
Contamos de novo a história, objetivando preservar a memória nacional, fazendo avaliação de fatos que, por falta de interpretação, acabaram menoscabados e esquecidos. Nossa pretensão foi, igualmente, mostrar como aconteceram os fatos históricos mais importantes aqui no Estado do Paraná. A história há de ser vista dinâmica, coincidente com a realidade em movimento. É nesta história que se desenrolam a revolução brasileira, a contra-revolução e as lutas sociais. Nela o Paraná se revela com todas as suas forças, sua glória, seu sangue.
CURRÍCULO DO AUTOR
Noel Nascimento - Nasceu em Ponta Grossa em 1925, formou-se em Direito e foi membro do Ministério Público do Estado do Paraná, tendo se aposentado como Procurador de Justiça. É ao mesmo tempo romancista, ensaístas e poeta. Colaborou durante décadas em jornais e revistas com ensaios, poemas e textos literários. Publicou "A Justiça e o fim da Repressão", "Casa Verde", "Coreto de Papel", "Cosmonave", "A Nova Estética", "A Escola Humanista", “Contos Fantásticos”, “A Revolução do Brasil”, “A Nova Civilização”, entre outros. Percebe-se nele, desde logo, um pensador inconformado com a realidade que o rodeia, indignado com as contradições sociais que atormentam a humanidade. É membro da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.
Túlio Vargas - Ex-Presidente da Academia Paranaense de Letras.
|