SINOPSE
APRESENTAÇÃO
É com imensa alegria e sentimento de dever cumprido que apresentamos mais uma obra sobre Direito à Educação.
A presente obra intitulada “Direito à Educação em tempo de pandemia: impactos e consequências” é o segundo volume de uma coleção, fruto de mais uma valorosa iniciativa de pesquisa dos membros da Comissão de Direito à Educação da OAB/RJ e do Centro de Investigação Baiano de Direito, Educação e Políticas Públicas (CIDEP) vinculado ao Grupo de Pesquisa do Programa de Mestrado da UniFG/BA.
O primeiro livro foi um grande sucesso, pois envolveu temáticas relevantes sobre Educação, como por exemplo, o homeschooling. Esse e demais artigos da obra anterior já foram citados em diversos trabalhos, daí a motivação para dar continuidade ao projeto.
Ao longo do tempo, o mundo já enfrentou diversas endemias, epidemias e pandemias, mas não há dúvidas que a pandemia do COVID-19 entrou para a história como sendo a maior crise sanitária do século XXI. Isso porque, além da potencialidade de transmissão do vírus e da letalidade que este provoca, ainda trouxe a reboque uma crise econômica, fiscal, social e, até mesmo política. Diante desse quadro de calamidade que assolou o país e todo o mundo, com o objetivo de tentar minimizar a transmissão do vírus, as autoridades impuseram a política do distanciamento social que, por sua vez, provocou mudanças significativas em vários segmentos econômicos e sociais, como por exemplo, escolas, universidades, igrejas, shoppings, clubes e academias. Por óbvio, a área educacional também sentiu esses impactos que alcançaram instituições, professores, alunos e, até mesmo, a própria família, já que todos passaram a estar em casa em tempo integral. Nesse contexto. buscou-se apresentar um projeto inovador relacionando os impactos e as consequências ligadas à Educação durante e, sobretudo, após o controle da pandemia.
Agradecemos a todos os autores que compartilharam seus conhecimentos e, com isso, contribuíram de maneira bastante significativa para a compilação dessa importante obra coletiva.
Agradecemos ao Instituto Memória pelo apoio desde o início do primeiro projeto que agora culmina com o segundo volume.
Acreditamos que a Educação é o principal elemento de transformação social. Nesse sentido, como organizadores da obra, apresentamos mais uma singela contribuição para que o país possa buscar uma posição de destaque no cenário da Educação.
Luciano Bandeira - Presidente da OAB/RJ.
Fábio Nogueira - Secretário-Geral Adjunto da OAB/RJ
Coordenador Geral das Comissões Temáticas da OAB/RJ
Claudio Carneiro - Presidente da Comissão de Direito à Educação da OAB/RJ
Coordenador do CIDEP – UniFG – Bahia
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SUMÁRIO
Capítulo 1 DO LIMÃO, UMA LIMONADA!
Angela Dias Mendes
Capítulo 2 O DIREITO À LITERATURA EM TEMPOS DE COVID
Bruno Miola da Silva
Guilherme Gonçalves Alcântara
Capítulo 3 EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: A COVID-19 E A QUESTÃO DOS VALORES DAS MENSALIDADES ESCOLARES
Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho
Bruno de Souza Cavalcante
Capítulo 4 EDUCAÇÃO VIRTUAL E PANDEMIA: UM RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM CURSO
Carlos Eduardo Japiassú
Eduardo Manuel Val
Fábio Corrêa Souza de Oliveira
Capítulo 5 REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, O DESCOMPASSO POLÍTICO E O DIREITO A EDUCAÇÃO
Claudio Carneiro
Osvaldo Veloso Vidal
Sandra Barbosa Mertz Pedrazzi
Capítulo 6 PANDEMIAS ANUNCIADAS: O QUE O HISTÓRICO EPISÓDIO DA COVID-19 NOS ENSINA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO?
Daniel Braga Lourenço
Bárbara D’angeles Alves Fagundes
Capítulo 7 Educação Remota Emergencial: desafios e perspectivas da Educação Superior no sudoeste do semiárido baiano
Deborah Marques Pereira
Marcus Bernardes
Adriana Pereira Bomfim
Capítulo 8 REFLEXÕES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO
Fagner Sandes
Vanessa Lacerda
Capítulo 9 POR UMA ESCOLA DO CAMPO: DIFICULDADES DE ACESSO A NOVA PROPOSTA DE ENSINO DIGITAL
Isabella Fernandes Batista
Kaegela Patrícia Rocha Milhazes de Souza
Capítulo 10 OS IMPACTOS E CONSEQUÊNCIAS DA COVID-19 NO APROFUNDAMENTO DA DESIGUALDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Leonardo Ribeiro Pessoa
Capítulo 11 A REVISÃO JUDICIAL DE ATOS DE RECONSTRUÇÃO NA EDUCAÇÃO
Luiz Carlos Avila Junior
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