Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

“Amizade e direito”, as extremidades umbilicais da justiça: implicações teoréticas entre amizade e direito e tradução comentada do De Amicitia de Boncompagno de Signa

Autor: Tiago Tondinelli
Páginas: 320 pgs.
Ano da Publicação: 2019
Editora: Instituto Memória
De: R$ 80,00 - por: R$ 70,00

SINOPSE

Prefácio

 

Poder prefaciar um livro é uma satisfação que nos coloca ao lado do autor, vivenciando com ele toda odisseia que é produzir um trabalho que será disponibilizado para a humanidade. É com este espírito que aceitei esta empreitada proposta pelo Professor Tiago Tondinelli.

O livro: ‘“Amizade e Direito”, as extremidades umbilicais da Justiça: implicações teoréticas entre Amizade e Direito e tradução Comentada do De Amicitia de Boncompagno de Signa é fruto de uma pesquisa realizada e que teve como esteio fundamental o espaço acadêmico do Programa de Mestrado em Direito do UNIVEM – Centro Universitário Eurípides de Marília, a partir de um projeto de Pós-Doutorado. Uma investigação que vai ao encontro da missão deste Centro Universitário que é, também, a de produzir pesquisa útil à sociedade.

Logo na abertura da apresentação está esculpida a frase: “Amicus certus in re incerta cernitur(“comprova-se um amigo seguro, na ocorrência de eventos inesperados”), ou seja, no nosso quotidiano, é comum a lógica da amizade nos recomendar certo caminho, enquanto a realidade nos mostra outro, eventualmente oposto ao primeiro. Às vezes esses mesmos eventos inesperados de nossa vida nos indicam pessoas com virtudes, dotadas de determinada postura, amparando-nos pela amizade. E isso comprova que, ajudando-nos, o amigo muito nos agrada em sua pura amizade e nos relacionamentos compartilhados: reside nisto a beleza da vida, muito enaltecida no livro.  Por isso, se as escolhas da amizade se dessem pelas regras da lógica, o próprio sentido da vida e o do viver em sociedade perder-se-iam. Aliás, o inesperado é o que nos alimenta para enfrentar o momento seguinte.

Vale aqui a lembrança de uma frase que me fez refletir muito sobre a vida. A frase é de Francisco Xavier, que afirmou:

 

 

Não estrague o seu dia. A felicidade não vem da posse ou do domínio, mas de um coração sábio e dedicado. Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente e basta só uma frase para eles renascerem outra vez. Escapamos da morte quantas vezes for preciso, mas da vida nunca nos livraremos.

 

É nesse sentido dado pela citação que o presente livro trata de um assunto muito atual que é a amizade no relacionamento com o Direito para alcançar a Justiça, que nada mais é do que a confiança recíproca conquistada pelo ser humano. Por isto que a obra chama a atenção, sobretudo, como pesquisa no campo do Direito, da mesma forma daquelas que dizem respeito à dignidade da pessoa humana. É com este senso que contempla o autor: “O tempero da amizade não está na barganha ou na agressividade, mas no convencimento do outro pela dignidade do comprazimento entre homens de bem.”

Vale consignar aqui informações sobre o que acontece atualmente no campus do Univem, local da produção da pesquisa que resultou no presente livro.

Com a experiência dos seus 52 anos o Univem aprendeu a olhar o passado e o futuro para construir o presente. Foi assim que ingressou no universo da pesquisa científica, preparando-se para um ambiente que propiciará a construção de um Parque Tecnológico para Marília. O Univem inaugurou em 2017 um ambiente de empreendedorismo e inovação, o Innova Space Coworking, no Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília, no seu campus. O CITec-Marília conta, também, com o Centro Incubador de Empresas de Marília – Ciem. Ambos mantêm mais de 60 empresas de base tecnológica residentes nos modelos de incubação, pós-incubação e centros privados de inovação. Uma demonstração de que a adaptação à realidade se fez presente, propiciando que o Univem contemple plenamente o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, agregando um novo princípio, ou seja, a inovação.

De forma geral, vale a pena ler e refletir os estudos desenvolvidos pelo Professor Tiago Tondinelli. É um livro que estabelece uma ponte entre a universidade e a dimensão filosófica, entre a tecnologia e a existência, entre a ética da vida e as necessidades humanas. Um livro para todos, jovens e adultos. Um livro que atualiza o humanismo, que traz para o debate o tema da amizade no relacionamento com o Direito, demonstrando que, diante dos problemas do ser humano, precisamos de tecnologia, mas, muito mais muito além da técnica, de paz, de vida espiritual e de fraternidade, propiciando maior desenvolvimento sustentável para a humanidade.

Parabéns ao autor e à Editora Instituto Memória pelo importante trabalho que ora prefacio. A ciência brasileira, notadamente a jurídica, ganha com isto, mas os privilegiados com a presente obra são os cidadãos brasileiros.

 

Luiz Carlos de Macedo Soares

Reitor do UNIVEM. Promotor de Justiça Estadual no Estado de São Paulo.

 

 

SUMÁRIO

 

I              ESCOPO TEÓRICO-FILOSÓFICO: AMIZADE E CONFIANÇA COMO PROLEGÔMENOS DE UM DIREITO CIVILIZADO

II          DO PANORAMA CONCEITUAL

2.1      UM ITINERÁRIO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AMIZADE, O ESTADO DA QUESTÃO

2.1.1   Platão

2.1.2   Aristóteles

2.1.3   Epicuro   

2.1.4   Cícero

2.1.5   Sêneca

2.1.6   Plutarco

2.1.7   Marco Aurélio

2.1.8   Plotino

2.1.9   São João Cassiano

2.1.10 Santo Agostinho

2.1.11 Santo Isidoro de Sevilha

2.1.12 Pedro Abelardo

2.1.13 Santo Elredo

2.1.14 Pedro de Blois

2.1.15   Santo Alberto Magno

2.1.16   Santo Tomás de Aquino

III  DO PANORAMA HISTÓRICO

3.1 BREVE APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE BOLONHA NA IDADE MÉDIA

3.2      INTRODUÇÃO BREVE À OBRA DE BONCOMPAGNO DE SIGNA E O “DE AMICITIA”

IV  TRADUÇÃO E COMENTÁRIO DO “DE AMICITIA”.         226

      REFERÊNCIAS

      POSFÁCIO