Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

Educações e cultura: teorias, perspectivas, formas e análises

Autor: Organizador: Luciano Chinda Doarte
Páginas: 190 pgs.
Ano da Publicação: 2019
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 65,00

SINOPSE

Neste livro estão reunidos pensamentos acerca das infinitas relações socioculturais possíveis entre educação e cultura, privilegiando desde temas mais conhecidos como a educação patrimonial até temas e projetos específicos de diferentes regiões do país e, como não poderia deixar de ser, trazem à luz do debate e da reflexão tipos de análise já consagrados no meio acadêmico, bem como novos apontamentos sobre os trabalhos de diferentes motes da educação cultural.

 

Luciano Chinda Doarte

 

 

SUMÁRIO

 

I           O MUSEU COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS SOBRE MUSEOGRAFIA INTERATIVA A PARTIR DO MUSEU DO AMANHÃ

Bianca Manzon Lupo

 

II           PROJETO CANTANDO MARABAIXO NAS ESCOLAS DO AMAPÁ: UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PATRIMONIAL NO NORTE DO BRASIL 

Célia Souza da Costa, Juliana Monteiro Pedro

 

III          O CURRÍCULO MUNICIPAL COMO ARTEFATO CULTURAL PARA PENSAR A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA 

Franciele Sabchuk

 

IV                  O MUSEU COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO BÁSICO 

Gladisson Silva da Costa, Cíntia Régia Rodrigues

 

V          FILOSOFIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL E SEUS USOS EDUCATIVOS 

Hércules da Silva Xavier Ferreira

 

VI          EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E SUAS ORIENTAÇÕES EM VOGA: UMA CONSIDERAÇÃO ACERCA DO   POTENCIAL DE FORMAÇÃO PLURAL DOS/NOS PATRIMÔNIOS NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO 

Luciano Chinda Doarte

 

VII        EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES E APONTAMENTOS 

Poliana Valieri

 

VIII        PAISAGEM CULTURAL E RECONHECIMENTO SOCIAL: O CASO DO CONJUNTO SÃO VICENTE DE PAULO (COMUNIDADE DAS QUADRAS) EM FORTALEZA, CE ..118

Rafael Carvalho Fernandes Pereira, André Araújo Almeida

 

IX          EXPOSIÇÃO “GEOMETRIA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA”: LUGAR DE SENTIR E APRENDER 

Tayná Teixeira Chaves Trindade 

 

X          RESSIGNIFICANDO SÃO PAULO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA 

Beatriz Tadioto Ferreira Silva, Clarissa Silvestre Pedro. Jean Gomes de Souza. João Vitor Guimarães Barbosa. Lívia de Brito Arruda. Luana da Silva Spósito, Lucas Oliveira Marcílio Henrique dos Santos, Luiz Gustavo Ramaglia Mota, Miguel Soares Palmeira, Roberta Baessa Estimado, Tailane Machado Santos, Thaís Guimarães Murillo Zamora, Thiago Kenji Nakamura Garcia, Thomáz Fortunato

 

XI         OS ESTABELECIDOS E   OUTSIDERS NO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CURITIBA: UMA ANÁLISE SOCIÓLOGICA SOBRE A AUSÊNCIA DA CULTURA AFRO NO PATRIMÔNIO SIMBÓLICO REGIONAL 

Vinícius José Franqueto