Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

ESGOTADO! Frases & pensamentos: temas para reflexão

Autor: Jeorling J. Cordeiro Clève
Páginas: 260 pgs.
Ano da Publicação: 2019
Editora: Instituto Memória
De: R$ 75,00 - por: R$ 65,00

SINOPSE

PREFÁCIO

 

“No princípio era o verbo”. A frase do Gênesis assinala a criação do universo na tradição judaico-cristã.

“Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. O lema da Revolução Francesa determina as diretrizes do que se entende por justiça e democracia.

Os pensamentos resumem nossa cultura, nossos valores e até nosso inconsciente, e estão em nosso cotidiano de modo inequívoco. Por isso o valor da colheita profícua nesta seara realizada pelo Desembargador Jeorling Cordeiro Clève, e apresentada neste livro.

São normas, frases, adágios, citações, reflexões, muitas de fundo moral, outras jocosas, algumas amargas, várias otimistas, todas importantes até para sintetizar o que pensamos e às vezes não lembramos de pensar. Muitas são de autores clássicos, muitas de contemporâneos, e são resultado de uma das paixões do doutor Jeorling, a leitura diária, sistemática e atenta de livros jurídicos, ou não, de sua valiosa biblioteca, assim como jornais e revistas noticiosas; dessas fontes vem a maioria dos pensamentos que compõe esta obra.

O trabalho é de fôlego e primoroso inclusive nas rápidas e precisas informações biográficas, que seguem cada frase e identificam quem a proferiu. 

O autor é escritor prolífico e sério, este não é o primeiro livro dedicado a citações, e tem também obra significativa voltada à história do Paraná, focando sua região central com destaque para as cidades de Guarapuava onde nasceu e fez os primeiros estudos, e Pitanga onde iniciou sua brilhante carreira jurídica.

Dr. Jeorling é casado com a professora Dirce, também escritora e intelectual respeitada, com quem constituiu uma bela família, unida e de valores sólidos, com filhos igualmente bem-sucedidos, muito estimado na Academia Paranaense de Letras, onde ocupa a cadeira 23, cujo Patrono é Fernando Simas.

Uma vida plena, que orgulha o Paraná. Vale a frase, do escritor português Vergílio Ferreira (1916-1996): “Quanto maior se é, mais repetido se é. Platão, Aristóteles, Kant, quantos outros. Ainda se não calaram nos que deles falaram. E é possível que só se calem quando a espécie humana se calar”.

 

Wanda Camargo

Coordenadora de Projetos Culturais do UniBrasil Centro Universitário.