Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

A Bíblia e o Saber

Autor: Organizadores: Gustavo Afonso Martins, Rafael Mincewicz
Páginas: 210 pgs.
Ano da Publicação: 2019
Editora: Instituto Memória
De: R$ 75,00 - por: R$ 65,00

SINOPSE

PREFÁCIO

 

Coube-me a nobre tarefa de prefaciar a presente obra – A BÍBLIA E O SABER – a qual foi idealizada de forma a instigar o pensamento crítico do leitor sobre o tema. Ela é uma pequena amostra da inseparável relação existente entre a bíblia e o saber humano.

Como o leitor verá, por meio dos vários artigos que compõem este livro, não há nada na ciência e filosofia que esteja dissociado da bíblia e de Cristo. Em Deus está a fonte de toda a criação e todo entendimento. A propósito, assim afirma o livro sagrado:

 

Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele” Colossenses 1:16

 

O poder da sujeição e dominação da terra outorgado por Deus ao homem (Gênesis 1:28), veio acompanhado da capacidade, conhecimento e sabedoria. Sem esses atributos o homem jamais teria a possibilidade de governar a terra. Aos que Deus chama ele capacita, como vemos em II Coríntios 3:5[1].

Observamos, ainda, que Deus deu a sabedoria aos homens em dois níveis diferentes. Sujeitar e dominar sobre a terra resulta da capacidade e sabedoria em nível geral ou ordinário. De forma especial ou extraordinária, Deus deu sabedoria e muitíssimo entendimento a Salomão (I Reis 4:29-30[2]), e à Bezalel, a quem “o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento e ciência em todo o artifício.” (Êxodo 31:35)

Pela bíblia é possível afirmar que, o mundo espiritual tem proeminência em relação ao mundo físico-material. Toda a criação, toda a inteligência e sabedoria vem de Deus. Vale mencionar, neste particular, a revelação e recomendação do apóstolo Paulo, contida em II Coríntios 4:18 “não atentamos nos nas coisas que se veem, mas nas que não se veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.”

Porquanto, é Deus quem concede e instiga a inteligência e a sabedoria humana. Como vimos, há vários registros bíblicos que demonstram claramente isso. Deus ainda dotou o homem de uma curiosidade nata, que o induz ao aprimoramento da ciência e a tecnologia.  Ele se agrada em deixar mistérios para o homem desvendar. Neste aspecto, leia-se Provérbios 25:02: “A glória de Deus é encobrir o negócio; mas a glória dos reis é tudo investigar.

Ao ler a presente obra o leitor terá a confirmação de que todo conhecimento humano flui de Deus. Ele é a fonte de toda ciência e sabedoria. Desta forma, podemos concluir que o conhecimento humano é ilimitado, pois provém de Deus, o qual é onipotente. 

Desde o ato mais básico da sobrevivência humana, que é a alimentação, tema estudado e desenvolvido no artigo NUTRIÇÃO À LUZ DA BÍBLIA, e o tema relativo à TECNOLOGIA E A BÍBLIA, vemos o caráter atual e preponderante da palavra de Deus.

Em A BÍBLIA E O DIREITO, vemos a natureza normativa do livro sagrado, o qual é considerado o manual do cristão. Não se pode negar que toda a atividade humana está de alguma forma respaldada ou influenciada pelas regras e princípios bíblicos. Mesmo as pessoas que se dizem ateias ou que fazem parte de religiões desvinculadas do cristianismo, observam alguns princípios bíblicos, isso pelo simples fato serem criação de Deus. Porquanto, negar a existência de Deus implica em negar a própria essência humana, o que certamente é uma contradição.

Como se pode perceber, em A CIÊNCIA À LUZ DA BÍBLIA, o autor explora a cosmovisão cristã, levando o leitor a compreensão de que Deus se revela através da criação, com isso suprindo a curiosidade humana. Para o autor, avaliar a ciência sob a perspectiva cristã contribui não apenas para se obter o sentido da natureza criada, mas especialmente ao propósito do ser humano, ou seja, a razão de sua existência.

Em A POLÍTICA E A BÍBLIA – O CRISTÃO E A POLÍTICA, fica muito claro a importância de os cristãos saberem a relevância de terem uma participação ativa, com o objetivo de influenciar, inspirar vidas e serem agentes de transformação da sociedade.  Não sem propósito é o mandamento de Jesus que sejamos o sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5:15 e 16). 

Nos artigos que tratam do EMPREENDEDORISMO E A PALAVRA DE DEUS e do SERVIÇO SOCIAL E A PRÁTICA CRISTÃ, os respectivos autores demonstraram a estreita relação existente entre aqueles temas e a bíblia sagrada.

Enfim, a presente obra tem a capacidade, ainda que de forma exemplificativa, de enfocar o conhecimento e a sabedoria humana sob a perspectiva bíblica, como o leitor poderá observar.

                                                                                                                            André Pereira da Silva  

Membro da Comunhão Cristã ABBA, Advogado, graduado pela PUC/PR em 1996, com Pós graduação pela EMATRA – Escola da Magistratura do Paraná, ano de 2006 e Pós graduação pela EMATRA – Escola da Magistratura do Trabalho do Paraná, ano de 2012, cursando a FATEMI – Faculdade de Teologia Ministerial, período 2017/2018.        

 


[1]     Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus,

[2]     E deu Deus a Salomão sabedoria e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.

 

SUMÁRIO

 

Capítulo I      A BÍBLIA E A HISTÓRIA

Elizeu Bueno

 

Capítulo II     RELIGIOSIDADE VERSUS DISCIPULADO E A PROPOSTA DO “SEGUIMENTO” DE JESUS

Alessandro Góes

 

Capítulo III    BÍBLIA E DIREITO - A DUALIDADE ENTRE A JUSTIÇA DIVINA E A DO HOMEM: ANÁLISE DA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO À LUZ DO DIREITO

Gustavo Afonso Martins

 

Capítulo IV    POLÍTICA E A BÍBLIA: O CRISTÃO E A POLÍTICA

Raquel dos Santos Cavalheiro 

 

Capítulo V     O EMPREENDEDORISMO E A PALAVRA DE DEUS 88

Flavio Locatelli Junior

 

Capítulo VI    NUTRIÇÃO À LUZ DA BÍBLIA: DO FRUTO PROIBIDO AOS FAST FOODS

Angela Warkentin Federau

 

Capítulo VII   A CIÊNCIA À LUZ DA BÍBLIA: CIÊNCIA E CRISTIANISMO – DESCOBRINDO DEUS EM MEIO A CRIAÇÃO

Marcelo Ostrowski

 

Capítulo VIII A TECNOLOGIA E A BÍBLIA: A TECNOLOGIA A FAVOR DO EVANGELHO

Marcio C. Santos

 

Capítulo IX    BÍBLIA E LITERATURA - CRIME E CASTIGO: ENTRE A CULPA DE RASKÓLNIKOV E A GRAÇA DE DEUS

Gustavo Afonso Martins,  Pauliane de Paula Torres

 

Capítulo X     A BÍBLIA NAS VÁRIAS ÁREAS DO SABER E DA SOCIEDADE: BÍBLIA E ENGENHARIA CIVIL

Guilherme Carvalho, Raul C. Sindlinger

 

Capítulo XI    ASSISTÊNCIA SOCIAL E A BÍBLIA: O SERVIÇO SOCIAL E A PRÁTICA CRISTÃ

Celina Novaes Portella dos Santos