Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

A RESPONSABILIDADE CIVIL CONTEMPORÂNEA NA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA

Autor: Silmara Regina Gedanken
Páginas: 136 pgs.
Ano da Publicação: 2017
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 65,00

SINOPSE

A análise jurídica referente à reprodução humana assistida tem sido demonstrada, com muito maior frequência, sob a perspectiva da preocupante escolha de critérios que possam determinar os vínculos de paternidade e de maternidade.

Ainda que seja um tema amplamente discutido, poucos são os estudos rigorosamente delineados sobre as outras diversas consequências jurídicas que podem decorrer do uso de métodos e de técnicas não convencionais de procriação humana.

Por isso, ao realizar apreciação cuidadosa a respeito da incidência da responsabilidade civil na reprodução assistida, a autora aponta para algumas importantes reflexões relativas à temática, pelo que recomendo a leitura da obra.

Jussara Maria Leal de Meirelles

Professora Doutora Titular (PUCPR). 

------------------------------

Quando Silmara Gendaken pediu-me para prefaciar sua obra, fruto da dissertação de especialização defendida com brilhantismo na Escola da Magistratura do Paraná, confesso que fiquei constrangido. Com efeito, dentro o universo de personalidades jurídicas as quais bebeu fonte para realizar sua pesquisa, certamente não seria a pessoa que subscreve este texto a mais referenciada para cumprimento da prestigiosa tarefa.

Reputo a minha designação para prefaciar esta obra a dois fatores: a bondade e cordialidade da autora, própria do senso humano necessário a construir a sólida mas sensível argumentação jurídica que se lastreia nas páginas deste livro; e ao testemunho da seriedade e rigor metodológico da pesquisa científica, própria dos que privam noites de sono e dias de lazer para se dedicar à edificação de um saber jurídico emancipatório e compatível com a realidade atual.

A obra que se segue apresenta características que são essenciais em um trabalho científico: rigor metodológico, atualidade e coragem. Não trata, certamente, de tema fácil, especialmente por promover o diálogo entre tecnologias de reprodução assistida e o campo da responsabilidade civil, justamente a parte do direito civil que mais fomenta debates e controvérsias. Trata-se, em realidade, de descurar no projeto emancipatório de procriar e constituir assim o afeto a possibilidade de ocorrências de danos e as respostas jurídicas para enfrentamento de tais problemas.

A metodologia empregada pela autora leva a um diálogo entre diversas fontes normativas, desde a base da codificação civil brasileira, passando pela legislação de consumo e ao fim relacionando com as normatizações deontológicas do Conselho Federal de Medicina. O trabalho não se atém apenas aos desdobramentos dos enunciados normativos, enfrentando os diversos fenômenos representativos das variadas técnicas de reprodução assistida. 

Acima de todas as qualidades já enaltecidas, o que mais se evidencia no Trabalho de Silmara Gendaken é o enfrentamento dos desafios contemporâneos que nos assola. Tratar de responsabilidade civil e seus pressupostos é tarefa relativamente simples para quem se apresenta com o mínimo de esforço em um trabalho acadêmico; no entanto, mergulhar a teoria da responsabilidade civil nos dilemas que se apresentam atualmente, com as novas tecnologias e a hipercomplexidade característica do século XXI é missão aceita pelos que compreendem a necessidade imperiosa da investigação científica árdua que antes de buscar soluções prontas apresenta problematizações a serem permanentemente refletidas.

Justamente por não se tratar de problematização simples que a pesquisa se enaltece e ganha brilho. O leitor que se dedicar a essa obra tem em mãos a oportunidade de se aprofundar em uma das mais áridas questões jurídicas, analisada sob premissa constitucional emancipatória da dignidade pessoa humana. 

Orgulha-me muito prefaciar obra que muito contribuirá à vida acadêmica nacional e ao conhecimento jurídico brasileiro.     

Eros Belin de Moura CordeiroMestre em Direito das Relações Sociais (UFPR). Professor e Chefe de Departamento de Propedêutica do Centro Universitário de Curitiba

-----------------------------

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................13

CAPÍTULO 1 

REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA

1.1  DELIMITAÇÃO CONCEITUAL....................................................15

1.2  FECUNDAÇÃO ARTIFICIAL HOMÓLOGA, HETERÓLOGA E EMBRIÕES EXCEDENTÁRIOS            .........................................................17

1.3 GESTAÇÃO POR SUBSTITUIÇÃO (BARRIGA DE ALUGUEL)..25

1.4 INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL E PARCEIROS  HOMOSSEXUAIS...............................................................................27

CAPÍTULO 2

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A RESPONSABILIDADE CIVIL

2.1  DELIMITAÇÃO CONCEITUAL....................................................30

2.2  PRESSUPOSTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL...............32

2.3 ESPÉCIES DE RESPONSABILIDADE........................................38

2.3.1 Responsabilidade objetiva e subjetiva......................................38

2.3.2  Responsabilidade civil e penal.................................................40

2.3.3  Responsabilidade contratual e extracontratual........................43

2.4  DANO E ESPÉCIE DE DANO.....................................................45

CAPÍTULO 3

RESPONSABILIDADE CIVIL NA REPRODUÇÃO ASSISTIDA

3.1  RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA, HOSPITALAR E A INFLUÊNCIA DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR...........50

3.2  INCIDÊNCIA DA RESPONSABILIDADE CIVIL...........................54

3.2.1  Gestação substituta (gestação por outrem).............................54

3.2.2  Banco de sêmen e pré-embriões: doação de óvulo e sêmen..58

3.3  SIGILO PROFISSIONAL MÉDICO..............................................64

3.4  DANO AO NASCITURO..............................................................68

CONCLUSÃO.....................................................................................73

REFERÊNCIAS..................................................................................75

ANEXO 1 – LEI 11.105, DE 24 DE MARÇO DE 2005.......................83

ANEXO 2 – RESOLUÇÃO CFM 2.121/2015...................................106

ANEXO 3 – PROJETO DE LEI 90 (SUBSTITUTIVO), DE 2001.....114