Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

SHOPPING CENTER: O Contrato de Locação no Contexto dos Negócios Jurídicos Processuais e da Boa-fé

Autor: Douglas de Oliveira Santos
Páginas: 150 pgs.
Ano da Publicação: 2017
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 65,00

SINOPSE

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................15

CAPÍTULO I

SHOPPING CENTERS

1.1 O SURGIMENTO DO SHOPPING CENTER...............................21

1.2 A GLOBALIZAÇÃO E A DIFUSÃO DO SHOPPING CENTER.....25

1.3 O SHOPPING CENTER NO BRASIL...........................................27

1.4 DEFINIÇÃO E ALCANCE DO ATUAL MODELO DE SHOPPING CENTER.............................................................................................31

1.5 BREVE ABORDAGEM ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DOS SHOPPING CENTERS.......................................................................35

1.6 A IMPORTÂNCIA DAS NORMAS GERAIS QUE REGEM O EMPREENDIMENTO.........................................................................41

CAPÍTULO II

CONTRATO ENTRE O SHOPPING CENTER E O LOJISTA

2.1 NATUREZA JURÍDICA E PECULIARIDADES DOS CONTRATOS FIRMADOS ENTRE SHOPPING CENTER E LOJISTAS..................45

2.2 A TEORIA DOS CONTRATOS EMPRESARIAIS.........................54

2.3 CONTRATO DE ADESÃO NÃO SUJEITO AS NORMAS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.......................................59

2.4 AS PRINCIPAIS CLÁUSULAS DOS CONTRATOS FIRMADOS ENTRE O SHOPPING E O LOJISTA.................................................64

2.4.1 Da Aquisição do Direito de Locação Mediante Pagamento Prévio e da Cessão............................................................................65

2.4.2 Das Despesas Mensais pela Cessão dos Espaços do Shopping Center.................................................................................................70

 2.4.3 Outras Cláusulas Contratuais Peculiares.................................74

CAPÍTULO III

OS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS E SEUS REFLEXOS NOS CONTRATOS DE SHOPPING CENTER

3.1 UM NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL (LEI 13.105/2015).......................................................................................79

3.1.1 Neconstitucionalismo do Processo............................................79

3.1.2 A Flexibilização do Procedimento e os Princípios Constitucionais da Efetividade do Processo e o Devido Processo Legal....................85

3.2 NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.......................................................................87

3.3 CAMPO DE OPERATIVIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS..................................................................................90

3.4 LIMITES, REVOGAÇÃO E INVALIDAÇÃO DO NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL.................................................................93

3.5 O SURGIMENTO DE POSSÍVEIS CLÁUSULAS CONTRATUAIS EM RAZÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS............95

CAPÍTULO IV

OS REFLEXOS DA CLÁUSULA GERAL DA BOA-FÉ OBJETIVA

E SUA FUNÇÃO HERMENÊUTICO-INTEGRATIVA

NA INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS

DE LOCAÇÃO DE SHOPPING CENTER

4.1 NEGÓCIO JURÍDICO A LUZ DA AUTONOMIA DA VONTADE E AUTONOMIA PRIVADA...................................................................103

4.1.1 A Flexibilização da Rigidez da Autonomia Privada.................105

4.2.BOA-FÉ OBJETIVA....................................................................108

4.2.1 Primeiros Ensaios Sobre Boa-Fé............................................108

4.2.2 Boa-Fé Como Cláusula Geral..................................................110

4.2.3 Boa-Fé Subjetiva e Boa-Fé Objetiva.......................................112

4.2.4 Função Hermenêutico-Integrativa da Boa-Fé Objetiva...........117

4.3 AS CLÁUSULAS DOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE SHOPPING CENTER E AS POSSÍVEIS CLÁUSULAS DE NEGÓCIOS PROCESSUAIS A LUZ DA FUNÇÃO HERMENÊUTICO-INTEGRATIVA DA BOA-FÉ OBJETIVA...........................................119

CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................129

REFERÊNCIAS................................................................................133