Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

ESGOTADO! Memória da Terra: Contos Escolhidos Sobre os Campos Gerais

Autor: José Carlos Veiga Lopes
Páginas: 137 pgs.
Ano da Publicação: 2008
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 33,00

SINOPSE
"Queres ser universal, canta a tua aldeia!"
 
Queremos ser universais a partir da nossa aldeia. Queremos ser globais enquanto representantes da nossa aldeia, sua cultura e tradição. Queremos falar do mundo inteiro a partir do ser-humano que sonha, luta, caminha e, ao caminhar, descobre o mundo, enxergando o seu lugar no mundo. O seu paraíso, sua pasárgada, seu paiquerê... a sua aldeia!
 
Nada mais chato do que um mundo monocromático, monocórdico, monocultural... Nada mais entediante, reducionista e limitador do que a "pasteurização cultural" retradicionalizadora, para não dizer exterminadora, da verdadeira tradição e cultura regional. Lutamos pelas identidades culturais regionais como forma de fortalecer a rica diversidade cultural humana. Acreditamos que quanto mais fortes forem as partes, mais forte será a unidade, afinal uma corrente tem a força e resistência do seu elo mais fraco.
 
Por isto, vejo-me duplamente orgulhoso em lançar este livro: primeiro, por considerar o José Carlos Veiga Lopes um dos maiores estudiosos da cultura popular brasileira e um dos melhores contistas das verdadeiras tradições paranaenses e paranistas. Segundo, pois tive a honra de poder escolher, dentre os seus inúmeros contos já publicados, quais seriam os mais significativos. Confesso que de todo o trabalho para a publicação desta obra, esta seleção foi o momento mais trabalhoso (e prazeroso) em virtude de que todos são maravilhosos, empolgantes e mereciam constar na obra.
 
Este livro tem, para mim, e espero que para cada leitor, uma sensação de fazer uma sapecada, numa tarde de geada, tomando mate com os amigos, num dos lindos capões dos nossos majestosos Campos Gerais...
 
Anthony Leahy, editor.
Membro da Academia Brasileira da Arte, Cultura e História e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.