Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

CULTURA PREVIDENCIÁRIA: aspectos da Previdência Social, reformas da Previdência e Previdência Complementar

Autor: RAFAEL LAYNES BASSIL
Páginas: 138 pgs.
Ano da Publicação: 2017
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 55,00

SINOPSE

Um dos assuntos mais comentados é a aposentadoria e a reforma da previdência, visto que, a princípio, todo trabalhador espera um benefício e dependerá dele quando se aposentar.

Em algum momento de nossas vidas, iremos querer parar de trabalhar ou não teremos condições para fazê-lo, ou ainda, alguém decidirá por nós que nosso trabalho não vale mais o que valia antes.

E, no momento em que estivermos diante de um desses cenários, seria ideal ter uma fonte de renda que nos permitisse viabilizar nossos projetos de vida e viver dignamente.

Definir qual é o melhor momento de se aposentar é sempre muito pessoal, porque envolve fatores econômicos, físicos e sociais.

Para tanto, necessário promover a conscientização da sociedade a respeito da importância de acumular recursos financeiros em longo prazo e ações educacionais com o propósito de informar a população sobre seus direitos e deveres, fomentando a proteção social e o conhecimento previdenciário.

A educação financeira pode promover a compreensão da mudança do ambiente de aposentadoria, a consciência da necessidade de poupar para o futuro e o entendimento sobre a aposentadoria.

Já a educação previdenciária deve ser abordada de modo a esclarecer a população sobre a necessidade da inserção no regime previdenciário e a real dimensão do que é a Previdência Social e a sua importância para a proteção do trabalhador e de seus familiares.

Assim, convido a esta leitura que tem como objetivo disseminar a Cultura Previdenciária como um importante instrumento para prover melhor bem-estar do indivíduo no futuro.

---------------------

Discussões em torno da Reforma da Previdência têm levado cidadãos de todas as classes sociais a refletirem sobre a importância do planejamento financeiro e previdenciário para o período pós-laboral.

Este livro tem como finalidade chamar a atenção para a Cultura Previdenciária como um importante instrumento para prover melhor bem-estar do indivíduo no futuro.

Para um melhor entendimento sobre a educação financeira e, principalmente, a educação previdenciária, faz-se necessária uma abordagem sobre a abrangência de cada uma, assim como o papel da Previdência Social e das Entidades de Previdência Complementar, dada a situação atual do país.

A Previdência Social Brasileira já passou por várias mudanças conceituais e estruturais, envolvendo a cobertura, o elenco de benefícios e a forma de financiamento do sistema, razão pela qual esses assuntos serão abordados nos Capítulos 1 e 2.

Essas discussões provocaram também aumento no número de pessoas interessadas em outros investimentos a fim de complementar suas aposentadorias, sendo um momento interessante para a Previdência Complementar (Previdência Privada), que se divide em dois grandes grupos, a saber: a Previdência Complementar Aberta e a Previdência Complementar Fechada (Fundos de Pensão), que serão estudados no Capítulo 3.

Por fim, no Capítulo 4 será abordada a Cultura Previdenciária como forma de conscientizar a população e participantes dos planos de previdência sobre a importância do planejamento financeiro e previdenciário e de como poderão ampliar a compreensão sobre a previdência.

Entendemos que a educação financeira e previdenciária são pilares fundamentais para o desenvolvimento do sistema de previdência e formação de poupança de longo prazo que é essencial para a economia e para a manutenção da qualidade de vida.