Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

ESGOTADO! A PRÁTICA DE REVENGE PORN: Direitos Humanos Fundamentais e a Antropologia das Emoções

Autor: Alex Mecabô
Ano da Publicação: 2016
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 50,00

SINOPSE

Diante de uma realidade preocupante do mundo globalizado no uso indiscriminado da tecnologia de comunicação sem parâmetros e que poderá causar sérios alterações nos nossos usos e costumes, tergiversando conceitos éticos e morais. O presente livro tem como escopo provocar uma reflexão profunda e urgente para a necessidade de se estabelecer regras para o recurso tecnológico da informação, aparentemente sem limites do que nele se veicula.

É um trabalho de grande fôlego e de ampla pesquisa sobre o tema que, certamente, não esgotará a matéria, mas abrirá oportunidades de contínua discussão.
 
Nosso desejo e esperança é de que esta obra sirva como um fanal para nortear a conduta do ser humano em admitir que seus direitos e proteção individual são os mesmos do seu próximo. E que o de mais sagrado que ele possui, a sua honra, não seja vilipendiada pelo desrespeito, tomando essa virtude como se fosse res nullius.
 
ARNALDO REBELLO
Reitor do UniCuritiba
Curitiba, maio de 2016.
 
--------------------
 
As novas perspectivas à compreensão das emoções humanas, afetos e sentimentos em conflito, ocuparam significativo espaço nas reflexões de ALEX MECABÔ, sob os auspícios da Antropologia. O enfrentamento da vingança tornada pública, nos casos de rompimento de relações íntimas de amizade ou de sexo, oferece aos operadores do Direito um vasto e espinhoso campo de pesquisa, cujos meandros ainda são obscuros ou mesmo lacunosos, à espera de pesquisadores atentos.
 
As inúmeras possibilidades de repercussão não só jurídica, mas também ética, religiosa e social, estão presentes na obra, quando não expressamente, de forma latente, pelos efeitos prejudiciais que a Revenge Porn produz na família, na sociedade e, intensamente, em suas vítimas.
 
PROFª MSC. MARIA DA GLÓRIA COLUCCI
Orientadora do Grupo de Pesquisa
JUS VITAE – UNICURITIBA
Janeiro, 2016
 
--------------------
Por meio de seu estudo e de seus escritos o autor trouxe para si a responsabilidade ímpar de analisar de maneira ampla e crítica, com uma imprescindível clareza, um dos principais traços da atual sociedade, em que as relações interpessoais se mostram em uma crescente vertiginosa, de forma fluída, dotada da superficialidade característica da nossa era em que, por vezes, sobram-nos informações órfãs de conteúdo.
 
A questão se relaciona diretamente aos valores éticos e morais que vêm sofrendo sistemáticas mudanças ao acompanharem as transformações sociais.
Tais fatos não excluem a necessidade de aplicação de todos os direitos e garantias fundamentais do cidadão, dentre elas, o direito à intimidade.
 
A obra se insere em um contexto atual e, sem sombra de dúvida, traz novos horizontes ao tema, apresentando-se como referência essencial àqueles que desejam entender a questão de maneira ampla, razão pela qual é recomendada a todos aqueles que procuram um estudo que abarca as múltiplas facetas da questão.
 
Com a certeza acerca da importância e do peso da presente obra, deseja-se a todos uma boa leitura, voltada ao incremento e afirmação dos direitos fundamentais frente aos abusos e excessos.
 
PROF. DR. SANDRO MANSUR GIBRAN
Março, 2016