Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

ESGOTADO - GAROTAS, AMORES E FANTASIAS

Autor: Isabel Furini - Organizadora
Páginas: 104 pgs.
Ano da Publicação: 2014
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 30,00

SINOPSE

Diários, Amores e Quimeras, um livro de contos organizado pela escritora Isabel Furini, vem mostrar uma vertente do caminho que se cruzam os adolescentes. São contos escritos por diversos escritores convidados por Isabel Furini. Ao mergulharmos em suas páginas, vivenciamos fases da vida de adolescentes, momentos que parecem se cruzar com nossas próprias vidas, ou que já houve no passado, ou que ainda podemos viver, e mesmo reviver.

José Feldman. Escritor, poeta, trovador e gestor cultural, membro da Academia de Letras do Brasil/PR, Academia Formiguense de Letras/MG e Academia de Letras de Teófilo Otoni/MG. Reside em Maringá/PR.

-----------------

CONTOS

Isabel Furini

Ari Herculano de Souza

Elieder Corrêa da Silva

Elizabeth Bernardi

Eliziane Nicolao

Flávia Bianchi

M. Mafra Souza

Marina Carraro

Neyd Montingelli

Vilma Tissot

Sonia Andrea Mazza

----------------------

POEMAS

Leonardo Valiati

------------------------

Que maravilha! Ao ler estes contos, tive o prazer de fazer uma viagem leve por textos concisos, diretos. Surpreendeu-me a clareza com que os contos foram redigidos, mostrando o talento e as diferentes formas de expressão de cada escritor. Percebi a profundidade dos pensamentos em cada linha. Em cada um dos contos há uma emoção delineada de forma transparente, como no caso dos contos de Elieder, um passeio pelos astros, que nos remete à nostalgia de memórias de uma infância feliz, causando uma empatia, pois qual é o ser que não sonha com o universo, esta infinidade reluzente do desconhecido, contado em lendas, marcas da história da humanidade narradas há tantos milênios?

Neste livro, há uma concepção de eventos corriqueiros e familiares, sempre com uma pitada singela de humor, acentuada na narrativa “Cinema no domingo”, da Isabel Furini, um texto em que cada leitor provavelmente conseguirá se situar, rememorando fatos semelhantes, adormecidos em algum ponto do passado. Todos os contos trazem um ponto em comum, o comportamento humano, as reações dos protagonistas frente às situações do cotidiano, personagens fictícios ou não, porém, com um fidedigno limiar, que nos faz interagir com os textos, como se fosse possível ao leitor usar a mesma roupagem daqueles que ali estiveram, em alguma época de suma importância para estes que as descreveram. Tenho certeza de que todos os que tiverem acesso a esta obra terão um ganho, pois é uma leitura que os fará, no mínimo, repensar em momentos valiosos de sua própria passagem.

Vera Fonseca é escritora e poetisa paranaense; reside em Cascavel; é membro da ACL – Academia Cascavelense de Letras; ativista Cultural; tem nove livros publicados, três romances, quatro de poesias, um de crônicas e um de autoajuda, além da participação em cinco coletâneas de poesias (a última, Entre o sono e o sonho – Editora Chiado, 2014, de Lisboa – Portugal).

Vera Fonseca