Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

ESGOTADO - GAUCHISMO - A B C do Iniciante - 2a. Edição

Autor: Carlos Zatti
Páginas: 58 pgs.
Ano da Publicação: 2014
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 25,00

SINOPSE

ABRINDO A PORTEIRA

 

Há 2.500 anos, Sócrates já dizia:

“Nossos adolescentes atuais parecem amar o luxo. Tem maus modos e desprezam a autoridade. São irresponsáveis, irrespeitosos com os adultos e passam o tempo vagando nas praças, mexericando entre eles... São inclinados a contradizer seus pais, monopolizar a conversa quando estão em companhia de outras pessoas mais velhas; comem com voracidade e tiranizam seus mestres”.

Estas palavras até parecem atuais!

Aqui no Sul, antigamente, as famílias se reuniam para tomar mate e conversar sobre a vida. Hoje perderam essa comunhão para assistir a vida alheia que passa na televisão.

Os professores, mal pagos, já não convencem os alunos ao estudo, e estes adolescentes se perdem na bebida e nas drogas, tornando-se desgarrados da sociedade, chegando a contestar, com suas revoltas, sua própria matriz cultural, quando não a própria nacionalidade, cultuando foraneidades.

Felizmente há exceções: Jovens abraçam a causa tradicionalista, nativista, regionalista empunhando a bandeira do Rio Grande do Sul com orgulho.

Os CTGs, nas comunidades, tem essa nobre função social, como escolas de comportamento, de respeito aos mais velhos e de cultuar raízes.

E, o bom é que, o melhor comercial do Movimento Tradicionalista quem faz é a própria gurizada consciente.