Instituto Memória - Centro de Estudos da Contemporaneidade Instituto Memória - 15 anos Instituto Memória - Televendas - 41.3016 9042
 

PESQUISA
Pesquisa por Título ou Autor/Colaborador:

Texto da Pesquisa:


clique na capa para ampliar

AOS QUATRO VENTOS - Crônicas de Viagem - Coleção Rumos

Autor: Andréa Motta, Isabel Furini, Jocelino Freitas, Marcos Cordiolli, Maria Sampaio, Osiris Duarte, Ubiratan Lustosa, Vanice Zimerman Ferreira
Páginas: 74 pgs.
Ano da Publicação: 2013
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 25,00

SINOPSE

 Anthony Leahy (Editor e Escritor); Isabel Furini (Escritora e Professora); Andreia Motta (Escritora, membro do Centro de Letras do Paraná); Vanice Zimerman Ferreira (Escritora e Professora); Jocelino Freitas (Advogado e Escritor); Marcos Cordiolli (Historiador, Escritor, Presidente da Fundação Cultural de Curitiba/Secretário Municipal de Cultura); Maria Sampaio (Escritora).

-------

Disse Quintana: “Viajar é trocar a roupa da alma.”

Já Amyr Klink afirma que “um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver… É preciso questionar o que se aprendeu. É preciso ir tocá-lo”.

Fernando Pessoa ensina que “Para viajar basta existir. A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos”.

Este livro faz parte da Coleção Rumos, que visa resgatar os guardados da memória propiciando revivê-los, a partir do compartilhamento destes momentos. Lembremo-nos: o que não se compartilha se perde!

Quantos livros vão ser? Tantos quantas forem as viagens e o prazer de imortalizá-las.

Esta obra foi batizada com o título “Aos quatro ventos” por sugestão da nossa querida autora e colega de luta nas lides editoriais, Marilena Wolf de Mello Braga.

 

Anthony Leahy - Editor

-----

SUMÁRIO

 

 PAISAGEM URBANA - 7

Andréa Motta

 

O PROGRESSO LEVA AO ANONIMATO? - 11

Andréa Motta

 

AQUELA VIAGEM - 17

Isabel Furini

 

TRANSPORTES E DESLOCAMENTOS - 23

Jocelino Freitas

 

O DIA EM QUE ESTIVE PERTO DA MORTE E NÃO SOUBE... – 29

Marcos Cordiolli

 

ÚLTIMA PARADA: DUBLIN - 37

Maria Sampaio

 

UMA PRIMEIRA VEZ - 47

Osiris Duarte de Curityba

 

MOTORISTA E GUIA DE TURISMO - 51

Osiris Duarte de Curityba

 

O GRITO ORAÇÃO - 57

Ubiratan Lustosa

 

A JANELA DA ESTAÇÃO - 71

Vanice Zimerman Ferreira