SINOPSE
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: A DIVERSIDADE DO CAMPO
Formar professores, objetivo primeiro do curso de Pedagogia!
Tarefa óbvia, sua realização, porém, não é merecedora do mesmo status.
A formação docente no Brasil revela-se, no fazer cotidiano, como uma teia, desafiando-nos, como educadores, a vislumbrar uma maneira de conseguir adentrar seus meandros. Práticas pedagógicas entrelaçam-se às teorias, procuram-se caminhos que permitam a interlocução para o enfrentamento de impasses oriundos das atividades de ensino. No ano de 2007, reeditamos o espaço de discussão acadêmica com a realização do ‘II Encontro de Pesquisa em Educação’ (II EPED), favorecendo a apresentação e o debate de idéias sobre educação, enfocando o fenômeno social da violência “na” e “da” escola e suas implicações para o ensino.
O livro apresentado é resultado desse evento.
A multiplicidade dos temas abordados, durante a realização do II EPED, possibilitou-nos aglutiná-los sob o título: Pesquisa em educação: a diversidade do campo, organizado em cinco partes. Trata-se de uma coletânea que assinala a pesquisa em educação e a diversidade de seu campo de maneira crítica e plural constituindo-se uma referência para professores, estudiosos e pesquisadores da educação brasileira. A primeira parte: Educação: Violência na e da Escola, compõem-se dos textos apresentados nas conferências, às outras partes, Educação: Infância e práticas pedagógicas, Educação: professores em formação, Educação: professores em formação e saúde, Educação: políticas públicas são compostas de textos resultantes dos mini-cursos e oficinas oferecidos no evento.
Elaine Rodrigues e Sheila Maria Rosin - Organizadoras
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